Páginas

sábado, 4 de maio de 2019

Exposições na Cinemateca Brasileira, SP

Göbeklitepe: Ponto Zero no tempo: Até 5/5

Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – São Paulo (SP)

A Cinemateca Brasileira recebe a exposição Göbeklitepe: Ponto zero no tempo, uma realização do Consulado Geral da Turquia em São Paulo. A exposição integra a programação do II Panorama do cinema turco. Göbeklitepe foi um templo localizado no topo de uma colina no sudeste da Turquia, atualmente a 15 km da cidade de Şanlıurfa. Sua existência desafia o conhecimento acerca do período neolítico. Isso porque, datado de 12.000 anos atrás, o templo consiste numa estrutura complexa, que exigiria algum tipo de organização social e de ferramentas avançadas para época, ou seja, algum grau de sedentarização – num período que se presume anterior ao advento da agricultura. Por meio das fotografias, nota-se que o templo ainda preserva a maior parte da estrutura e muitos de seus detalhes, como figuras de animais entalhadas nas colunas. Esse estado de conservação se deve aos seus primeiros frequentadores enterrarem completamente o local antes de abandoná-lo, há cerca de 9000 anos, protegendo-o da ação do tempo. A exposição fica aberta de segunda a quarta, das 8h às 18h, e de quinta a domingo, das 8h às 21h. Toda a programação tem entrada gratuita.

Semana ABC 2019: De 15 a 17/5
Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – São Paulo(SP)

A Semana ABC é uma realização da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), com correalização da Cinemateca Brasileira. Durante a Semana, haverá um espaço de exposição de equipamentos e serviços, aberto das 9h às 19h30. Nesta edição, a ABC promove, em paralelo à programação da Semana, duas instalações de realidade virtual. No dia 15 de maio, ocorre a instalação The Tempest, realizada por Luiz Velho, diretor do IMPA, e nos dias 16 e 17, a instalação BELEAF, uma experiência imersiva em realidade virtual realizada pela empresa Árvore Experiências Imersivas. Além disso, estará disponível para venda o livro Da Cor, do diretor de fotografia Edgar Moura.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM)

Exposição individual “Das Tripas Coração”, da artista visual Katia Wille, desenvolveu um conceito de máquinas cognitivas integradas ao ambiente
Mostra ‘Das Tripas Coração’


Até 19/5: Endereço: Museu da República – Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro (RJ)
O Museu da República/Ibram apresenta na Galeria do Lago a exposição individual “Das Tripas Coração”, da artista visual Katia Wille, que desenvolveu, em uma parceria inédita com a Microsoft, um conceito de máquinas cognitivas integradas ao ambiente. O projeto usa robótica e inteligência artificial para análise de ambiente, sentimentos e voz, conectando o público com as obras e proporcionando uma experiência única a cada espectador por meio da tecnologia.

Exposição ‘A Casa da Porta Verde’: Até 10/9

Endereço: Museu Victor Meirelles – Rua Rafael Bandeira – Florianópolis (SC)
A exposição A Casa da Porta Verde celebra o retorno do museu à sua sede histórica, na Rua Victor Meirelles, depois de a edificação ter passado por obras de restauração e ampliação que duraram três anos. Iniciando com a trajetória do pintor, seus estudos e retratos, e também com os trabalhos de seus mestres, a sequência da mostra chega às pinturas históricas buscando propor uma ligação destas com a própria Casa enquanto patrimônio histórico nacional, tombado pelo Iphan em 1950.

Nenhum comentário: