Despertar o gosto pelo livro e incentivar a leitura. Essas são as propostas do Booktruck, uma biblioteca sobre rodas que, por meio de uma van, levou um acervo de 800 títulos a diversas escolas públicas e praças de 22 cidades do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País. Com apoio da Lei Rouanet, o projeto beneficiou, entre junho e dezembro deste ano, cerca de 86 mil pessoas.
Além do acesso a diversas obras, que contemplam autores modernos e os grandes clássicos da literatura nacional e internacional, a iniciativa promove atividades lúdicas para crianças e adolescentes. Entre elas, rodas de leitura, contação de histórias e teatro. Outro destaque é o mascote, apelidado de bookinho – um boneco desajeitado com cabeça grande – que traz à tona conversas sobre bullying e importância da inclusão social.
A iniciativa, da empresa VR projetos, foi aprovada pela Lei Rouanet uma captação de até R$ 536 mil. Desse montante, 81,64% foram efetivamente captados. Vera Shida, diretora de projetos da VR, tem longo histórico do uso da lei para projetos de incentivo à leitura e disse que, no caso do Booktruck, ela garantiu a viabilização do empreendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário