Músico Renato Borghetti promove ensino gratuito de gaita ponto a jovens do Sul do Brasil
O acordeão diatônico, conhecido popularmente como gaita de oito baixos ou gaita ponto, é um dos principais instrumentos musicais usados nas músicas de tradição gaúcha. O músico e compositor porto-alegrense Renato Borghetti, temeroso que a memória musical de raiz dos sulistas se perdesse com a falta de instrumentos e de pessoas capacitadas para tocá-lo, idealizou o projeto Fábrica de Gaiteiros.
"Num determinado momento da história, ficamos sem nenhuma fábrica de gaita no Brasil. Quando comecei a tocar tinha umas quatro. Depois foram fechando. Me preocupou muito. Daí o projeto de recuperar a fabricação", conta Renato Borghetti, que tem mais de 30 anos de carreira como músico. Segundo Borghetti, durante os quase oito anos de Fábrica de Gaiteiros, quase 500 jovens de sete a 15 anos já passaram ou ainda estão no projeto.
Atualmente, as aulas são ministradas em nove unidades no Rio Grande do Sul, distribuídas nas cidades de Barra do Ribeiro, Bagé, Butiá, Guaíba, Lagoa Vermelha, São Gabriel, Tapes e em duas escolas em Porto Alegre, além de outras duas no estado de Santa Catarina, nas cidades de Lages e Blumenau.
Renato Borghetti comemora ao saber que ex-alunos como Roger Corrêa tocam profissionalmente e que, no momento, realiza turnê na Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário