Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

“Aldeia das crianças” vence prêmio de arquitetura internacional

O projeto arquitetônico "Aldeia das crianças", de Marcelo Rosenbaum e do grupo Aleph Zero, venceu, nesta semana, o Royal Institute of British Architects (RIBA) 2018. 
Foto: Leonardo Finotti

O prêmio, um dos mais prestigiados do setor, é concedido a cada dois anos para um edifício que mostre excelência em design, ambição arquitetônica e ofereça um impacto social significativo. A iniciativa brasileira é mais um exemplo de como a economia criativa- e mais especificamente- a arquitetura-  pode ser uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social.

As moradas infantis para escola da Fazenda Canuanã, no Tocantins, buscam o resgate cultural, a beleza indígena e seus saberes, além do incentivo a técnicas construtivas locais. A premiação resultou não apenas do edifício mas do processo de criação dele, que envolveu reuniões com crianças em atendimento as suas demandas, além de uma ampla pesquisa para melhor uso dos materiais. 

"A proposta é especial, tem um olhar delicado e sensível para o lugar, para entender o lugar, as crianças e propor uma solução que fosse adequada ao uso e sonho que tinham, e que fosse adequado ao clima do cerrado, que tem muito calor", explica Gustavo Utrapo, responsável pelo projeto e sócio-arquiteto da Aleph Zero. 



http://culturagerafuturo.com/

Nenhum comentário: