Casquinha, baluarte da Velha Guarda da Portela. Autor de clássicos como "Recado" e "A Chuva Cai", ele foi gravado por Paulinho da Viola, Nara Leão, Jair Rodrigues, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e outros grandes nomes.
Casquinha estava internado no Hospital São Matheus, no Rio de Janeiro, e teve o quadro de insuficiência renal agravado nos últimos dias. A causa da morte foi infecção generalizada.
Otto Enrique Trepte – seu nome de batismo – nasceu em 1922 e ganhou o apelido ainda na infância, depois de ter comido um pedaço de carne que caíra do prato de um colega. A história é relatada pelo biógrafo João Baptista Vargens no livro "Casquinha da Portela - Andanças e Festanças", lançado em 2016.
Casquinha passou a frequentar os ensaios da Portela a convite de Candeia. Na escola, despontou como compositor reconhecido e atuante, chegando a ocupar, anos depois, o cargo de presidente da ala de compositores da agremiação. O compositor era integrante da Velha Guarda da Portela desde o lançamento do primeiro disco do grupo, em 1970.
Nenhum comentário:
Postar um comentário