Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Brasil e Portugal assinam memorando de cooperação

Os ministérios da Cultura do Brasil e de Portugal assinaram, nesta terça-feira (4), memorando de entendimento para ampliar a cooperação cultural entre os dois países no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, celebrados em 7 de setembro de 2022. 
 Foto: Clara Angeleas

O memorando prevê a realização conjunta de exposições e espetáculo sobre a temática. Entre os eventos, estão previstos uma exposição no Museu Histórico do Rio de Janeiro, em colaboração com o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, Portugal, por meio do empréstimo de pinturas; uma exposição sobre o patrimônio arquitetônico Luso-brasileiro, no Rio de Janeiro, nas instalações do Centro Cultural do Patrimônio - Paço Imperial; uma exposição no Arquivo Nacional da Torre de Tombo, Biblioteca Nacional de Portugal e Palácio Nacional da Ajuda, em datas coincidentes, para marcar o bicentenário do nascimento de Dona Maria da Glória, filha de Dom Pedro I. 

Também um intercâmbio para a exposição sobre o Patrimônio Imaterial Luso-brasileiro, em Lisboa e o espetáculo "Frei Luís de Sousa", no Teatro Nacional D. Maria II, na capital portuguesa. Também está prevista a disponibilização online de documentação histórica sobre Dona Maria da Glória e D. João VI, pela Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Os dois ministros também se comprometeram a realizar conjuntamente, tanto no Brasil quanto em Portugal, outras atividades comemorativas, como exposições, apresentações culturais, concertos, publicações e seminários. 

Nenhum comentário: