Páginas

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Teatro Francisca Clotilde é reaberto à população

No interior do Ceará, na cidade histórica de Aracati, um edifício renasce para receber as expressões da arte, transformando a paisagem e marcando a cultura local. É o Teatro Francisca Clotilde, que reabre suas cortinas neste dia 26 de janeiro , após passar por uma obra de restauração promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). O orçamento foi de cerca de R$ 2,13 milhões. 

Considerado o primeiro grande equipamento cultural público de Aracati, o Teatro Francisca Clotilde é o único remanescente dos três teatros que existiam na cidade. A intervenção devolve ao espaço condições plenas para atender às demandas dos grupos teatrais locais, receber turistas e ainda promover a valorização e maior utilização do centro histórico.

O teatro

Localizado no coração do sítio histórico de Aracati, o Teatro Francisca Clotilde é um edifício do século XVIII, adaptado como equipamento cultural no início do século XX pelo Círculo Operário São José, que atuou durante décadas junto à classe operária da cidade. 

Anos mais tarde, o artista plástico aracatiense Hélio Santos batizou o espaço com o nome de Francisca Clotilde, em homenagem à escritora, educadora e jornalista cearense, que participou da campanha abolicionista, e defensora da emancipação feminina. Destinado a apresentações teatrais, o edifício também foi utilizado como cineteatro, e representa, ainda hoje, a grande vocação artística da cidade.

Nenhum comentário: