Páginas

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Brasil e Portugal: projetos audiovisuais.


Foto: Acácio Pinheiro
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal (ICA), Luís Chaby, discutiram, em reunião nesta terça-feira (9), oportunidades de cooperação cultural entre Brasil e Portugal em projetos audiovisuais. 

Entre os temas debatidos esteve a retomada do Programa CPLP Audiovisual, voltado ao fomento e à produção de conteúdos audiovisuais por meio da implantação de uma rede colaborativa entre países de língua portuguesa.

Outro tema debatido foi a criação de um festival de cinema que reúna produções cinematográficas dos dois países. "Uma semana de festival que poderia ser realizado em duas cidades de cada país, com exibições, por exemplo, em São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Porto. Idealmente, poderia ser uma organização privada, mas com Brasil e Portugal na liderança do evento.

 "O Festival de Cinema Francês Varilux, que começou em poucas cidades, hoje se estendeu por muitas outras cidades do Brasil e entrou para o calendário de exibições cinematográficas nacionais", exemplificou, Leitão. 

"Para nós, foi uma reunião muito proveitosa, na qual tivemos a oportunidade de conversarmos sobre projetos em comum entre Brasil e Portugal. Não somente aqueles que envolvem nossos países, mas também as nações ibero-americanas. Não tenho dúvidas de que deste encontro com o ministro Sá Leitão irão render coisas boas, novas ideias, bons projetos", elogiou Chaby. 

Nenhum comentário: