Foto: Francisco Martins\AgênciaFM |
O Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo (SP), atualmente administrado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), será concedido à iniciativa privada, anunciou o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
Construído em 1948, o TBC, declarado patrimônio histórico tanto pelo estado quanto pelo município, está fechado desde 2008, pouco antes de passar para a gestão da Funarte. Desde então, o Ministério da Cultura (MinC) já investiu cerca de R$ 16 milhões na casa de espetáculos, mas ainda são necessários outros R$ 13 milhões para a reabertura ao público."Vamos conceder o Teatro Brasileiro de Comédia à iniciativa privada para poder revitalizá-lo. Faremos, até o final do ano, um edital nesse sentido", informa Sá Leitão.
Foto: Francisco Martins |
Sobre o Teatro Brasileiro de Comédia
Localizado no bairro da Bela Vista, no centro de São Paulo, o Teatro Brasileiro de Comédia foi inaugurado em 1948, por iniciativa do industrial italiano Franco Zampari.
Foto: Francisco Martins\AgênciaFM |
Até 1964, foi sede de uma companhia de teatro homônima, que reuniu atores que viriam a ter grande destaque no teatro brasileiro, como Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Cacilda Becker, Paulo Autran, Tônia Carreiro e Walmor Chagas, entre outros. Depois, continuou funcionando como teatro autônomo até fechar as portas, em 2008.
O edifício sede do teatro é protegido pelo patrimônio histórico. Foi tombado, em 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), ligado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. E, em 1991, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). LEIA reportagem de Francisco Martins \ Ag~enciaFM
Nenhum comentário:
Postar um comentário