Páginas

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Exposição 200 anos da Revolução Pernambucana

A Fundação Biblioteca Nacional inaugura, nesta quarta-feira (10), a exposição Pernambuco 1817, A Revolução, sobre os 200 anos da Revolução Pernambucana.



A revolução de 1817 é considerada precursora da independência conquistada em 1822. A Fundação Biblioteca Nacional, depositária da mais completa coleção de livros, mapas, manuscritos e documentos iconográficos referentes a esse importante levante, mostra ao público pela primeira vez parte desse acervo. A Revolução Pernambucana de 1817 traz à memória a ideia de que a República deve vicejar em prol de todos. 

Exposição reúne documentos raros

A historiadora Maria Eduarda Marques, diretora do Centro de Cooperação e Difusão da Biblioteca Nacional e curadora da exposição, explica que ela será dividida em duas partes.  A primeira ficará exposta nas galerias externas do terceiro andar, composta por imagens relativas aos principais personagens e à paisagem sociocultural de Pernambuco no momento da revolução. 

A segunda parte estará exposta dentro do gabinete de Obras Raras, com documentos, manuscritos e impressos originais e também publicações de época e atuais relativas ao tema da revolução. A mostra inclui também o chamado "Preciso", importante manifesto expedido pelo governo provisório que explicava à população sobre o movimento. Esse foi o primeiro documento impresso pela tipografia pernambucana, considerado um passo importante para a afirmação do movimento.  A visitação vai de 11 de maio a 15 de agosto.

Serviço:

Pernambuco 1817, A Revolução
Abertura: 10 de maio 
Visitação: de 11 de maio a 15 de agosto
De segunda a sexta, das 10h às 17h
Sábado das 10h30 às 15h
Fundação Biblioteca Nacional
Avenida Rio Branco, 297 – Centro – Rio de Janeiro 
Telefone: (21) 3095-3862
Entrada franca

Nenhum comentário: