O ministro da Cultura, Roberto Freire, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (19), com o embaixador do Brasil em Maputo, capital de Moçambique, Rodrigo Baena Soares.
MOÇAMBIQUE, Os países mantém, em vigor, acordos de cooperação. A intenção de fortalecer a aproximação cultural entre os países de língua portuguesa foi o cerne da audiência, no gabinete do Ministério, em Brasília.
O representante brasileiro em Moçambique indicou ao ministro a importância de uma atuação bilateral mais próxima na área cultural. "A cultura brasileira é reverenciada em Maputo. Não é apenas a língua, mas a forma de ser que nos aproxima. O nível de informação que eles têm sobre o Brasil é impressionante", frisou Baena, ao comentar que a música e as novelas são muito populares.
A partir do reforço do papel da Casa de Rui Barbosa e do Centro Lúcio Costa (vinculado ao Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional) como centros de excelência para a pesquisa em ação e gestão cultural, o ministro da Cultura também prevê um programa de bolsas de formação e capacitação para técnicos dos países de língua portuguesa. Roberto Freire ainda comentou sobre a possibilidade de doação de coleções de livros e filmes para instituições e bibliotecas de Moçambique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário