A Fundação Bienal de São Paulo nomeou Jochen Volz como o curador da participação oficial brasileira na 57ª Bienal Internacional de Arte de Veneza (Itália), que será realizada de 13 de maio a 26 de novembro de 2017.
Jochen Volz |
Jochen Volz (1971, Braunschweig, Alemanha – vive em São Paulo) foi também o curador da 32ª Bienal de São Paulo (7 de setembro a 11 de dezembro de 2016). O crítico de arte dirigiu ainda a programação da Serpentine Galleries em Londres e atuou como diretor artístico do Instituto Inhotim. Foi curador do Portikus, em Frankfurt, cocurador da mostra internacional da 53ª Bienal de Veneza (2009) e da 1ª Aichi Triennial, em Nagoya (2010) e curador convidado da 27ª Bienal de São Paulo (2006).
Sobre a participação brasileira na Bienal de Veneza
O pavilhão do Brasil, construído em 1964, é o espaço no qual o próprio país escolhe e expõe artistas que a cada nova edição o representam. Desde 1995, a responsabilidade por essa escolha foi outorgada pelo governo Brasileiro à Fundação Bienal de São Paulo, a segunda mais antiga no gênero em todo o mundo.
A partir da mesma data, as participações brasileiras no evento são organizadas em colaboração conjunta entre o Ministério das Relações Exteriores - mantenedor do pavilhão brasileiro -, o Ministério da Cultura – por meio do aporte de recursos da Fundação Nacional de Artes (Funarte) - e a Fundação Bienal de São Paulo - responsável pela escolha do curador e produção das mostras.
Participação do Brasil na 57ª Esposizione Internazionale d'Arte – la Biennale di Venezia
de 13 de maio a 26 de novembro de 2017
Comissário: Luis Terepins, Presidente da Fundação Bienal de São Paulo
Curador: Jochen Volz
Local: Pavilhão do Brasil Endereço: Giardini Castello, Padiglione Brasile, 30122 Veneza, Itália
Curador geral da 57. Esposizione Internazionale d'Arte – la Biennale di Venezia: Christine Macel
Nenhum comentário:
Postar um comentário