Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Portugal : cinco casos de Zika após viagens ao Brasil

Portugal registra cinco casos sem gravidade de Zika, todos após viagens ao Brasil

Cinco pessoas em Portugal testaram positivo para o Zika vírus após terem viajado recentemente para o Brasil, mas nenhuma precisou de internação hospitalar, informou o Instituto Nacional de Saúde do país (Insa).

"Até agora temos cinco casos confirmados, todos importados do Brasil. Essas pessoas não foram hospitalizadas e não precisam de atenção médica extra, pois esses são casos sem gravidade", disse um porta-voz do instituto. O Insa é responsável por todos os exames epidemiológicos em Portugal.

O Zika vírus é espalhado pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a chikungunya. Não há uma vacina ou um tratamento para combater o vírus, parente próximo da dengue, que geralmente causa uma febre amena e coceira.

A área continental de Portugal não tem nenhum caso de vírus contraído localmente e transmitido pelo Aedes aegypti, mas houve um surto de dengue na Ilha da Madeira, um território português, em 2012, a primeira epidemia de dengue na Europa desde a década de 1920.(FONTES: br.reuters.com\AgênciaFM). 

Nenhum comentário: