Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2016

Cristina Marystani

Cristina Marystani chegou ao Brasil com poucos meses de vida já que nascera em Portugal na cidade do Porto. 


Musicista, uma professora de piano, gravou seu primeiro disco usando o nome de solteira, mudado para Cristina Marystani,  depois que casou-se com o jornalista paulista Breno Marystani. A música brasileira estava sempre em primeiro lugar no seu repertório.

Tinha uma carinho especial pelas Bachianas n.5 o compositor brasileiro Villa Lobos além de Três Poemas de Camargo Guarnieri, sempre estavam presentes em suas apresentações. Sem dúvida, ela foi a maior intérprete de Villa Lobos e a mais importante cantora de musica de câmera. Gravou vários discos em Buenos Ayres, Paris, Berlim. No ano de 1956, ela pertencia ao elenco da Rádio Tupi (RJ), onde fora Laureada muitas vezes. Cantou, e cantou muito na  Rádio Nacional. 


Suas músicas mais conhecidas "Saudade Sombria, "O Sorrir brasileiro", "Solidão, "Passarinho Cantador", "Pálida Recordação" todas de autoria de Henrique Vogeler. 

Curiosidade: Nos anos 40 existiam álbuns de figurinhas com artistas pra se colar. A mais "difícil" era a de número CINCO cuja foto era de Cristina Marystani.  Cristina faleceu em 27 de setembro de 1966, aos 60 anos de idade.  (Foto: Arquivo Osmar Frazão: ator, compositor e radialista)

Nenhum comentário: