Segundo as dicas do programa Meu Prato Saudável, alimentos ricos em ômega 3, antioxidantes e em fibras diminuem a tensão
Meramente ilustrativa |
Os incômodos causados pela TPM (Tensão Pré-menstrual) são de conhecimento de todas as mulheres. Ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia e confusão mental estão entre os sintomas no período que antecede à menstruação. Para melhorar esses desconfortos, o programa "Meu Prato Saudável", uma parceria do Instituto do Coração (InCor) com a LatinMed Editora em Saúde, elaborou um cardápio especial.
Alguns grupos de alimentos, como soja e vegetais ricos em antioxidantes, são indicados para serem consumidos nesse período, como brócolis, couve-flor, couve e repolho. Alimentos ricos em ômega 3, encontrados em peixes como salmão, truta, sardinha, atum e cavalinha, também ajudam a aliviar os sintomas da tensão.
Segundo a nutricionista do programa, Lara Natacci, os alimentos ricos em fibra, como nozes, frutas e cereais integrais, também auxiliam na diminuição dos sintomas da TPM, pois ajudam a modular os níveis de estrogênio, que é um hormônio feminino. "Alimentos ricos em triptofano, como feijão, carnes, peixes, ovos e ervilha, por exemplo, aumentam a serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar", disse.
O consumo de leite, seus derivados e de vegetais de folhas verde-escuras é indicado, em especial para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais e com retenção de líquido. Esses alimentos possuem cálcio, que diminui a contração muscular e as dores nas costas.
Mudanças de hábitos são essenciais também, como a diminuição do consumo de açúcares e de bebidas alcoólicas, porque evitam desequilíbrios na flora intestinal, normalizam a função enzimática e ainda modulam o estrogênio circulante. (Direto Sala Imprensa governo SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário