Páginas

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

obras de restauro do MIS-PR

As obras de restauro do Museu da Imagem e Som (MIS-PR), em Curitiba, foram entregues depois de ficar fechado por mais de anos. 
Foto: Kraw Penas

A cerimônia marca a conclusão dos trabalhos no Palácio da Liberdade, edifício histórico localizado na Rua Barão do Rio Branco, sede oficial do Museu, que deve ser aberto ao público em 2015, após todo o acervo ser transferido novamente para o local. De 1989 até 2003, enquanto esteve no Palácio da Liberdade, o MIS-PR promoveu cursos e palestras com profissionais renomados na área do audiovisual, como Mauro Alice e Walter George Durst. O museu possui um vasto acervo de filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo e equipamentos de som e imagem, contando com uma biblioteca especializada com mais de 2 mil livros e periódicos sobre cinema, fotografia, música, memória e áreas afins. O acervo, que conta uma boa parte de nossa história, é alvo constante do interesse de pesquisadores de diversas áreas, que têm acesso a qualquer item mediante solicitação prévia. 

HISTÓRIA 
 Construído entre 1870 e 1890 pelo engenheiro de origem italiana Ernesto Guaita para abrigar a residência de Leopoldo Ignácio Weiss e Izolina Izaura Carneiro Weiss, o edifício foi adquirido em 1890, juntamente com seu mobiliário, pela Fazenda Nacional, passando em 1901 à propriedade definitiva do Estado do Paraná.  De 1892 a 1938 o Palácio da Liberdade foi sede do governo paranaense. Posteriormente abrigou órgãos públicos como a sede da Chefatura de Polícia, de 1938 a 1942, e da Secretaria do Interior e Justiça, de 1942 até 1976. 

Tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado em 1977, também abrigou, de 1978 até quase o final da década de 1980, a Coordenação do Sistema Penitenciário e, por último, a Defensoria Pública do Paraná. Em maio de 1989 passou a ser a sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná. 

Nenhum comentário: