Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Fogo Simbólico da Pátria

BRASÍLIA (DF) BRASIL - A tocha da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, cuja cerimônia abre as comemorações da Semana da Pátria no DF, teve início no Parque da Cidade, no DF.Além disso, atletas de todas as cidades se revezaram para levar a tocha para suas respectivas regiões administrativas. No Gama, participaram corredores do Grupo da Melhor Idade do Céu Azul e atletas da equipe Corgama, presidida por Francolino Lustosa.


HISTÓRIA – Em 1937, no Rio Grande do Sul, um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do fogo, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos, passou a ser cultuado durante as Olimpíadas.

Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o território nacional, em peregrinação cívica.  Em 7 de setembro de 1972, quatro 'Chamas Sagradas', vindas de quatro pontos extremos do território nacional, uniram-se no Monumento do Ipiranga (SP) nas comemorações do sesquicentenário da Independência do Brasil. 

Nenhum comentário: