Páginas

domingo, 7 de setembro de 2014

Compositor e cantor Peterpan


José Fernandes de Paula, era o nome de batismo do cantor e compositor Peterpan,  autor de vários sucessos na canção brasileira. 

Suas composições foram cantadas por algumas das melhores vozes do Brasil exemplo Dóris Monteiro, Carlos Galhardo, Francisco Alves e de sua cunhada Emilinha Borba (irmã da cantora Nena Robledo - esposa de Peterpan) que dele gravou entre outras de: Se queres saber e com Emilinha - Marlene o samba "Eu já ví tudo" , "Em Cima da Hora"e dezenas de outras. Peterpan foi premiado em concursos de musicas carnavalescas. 


No final da década de 1930, começou a compor. Em 1937, teve a batucada "O batuque começou", com Oscar Lavado, gravada na Victor por J. B. de Carvalho. Em 1938, fez com Ariovaldo Pires a marcha "Oh! Bela!" gravada por Alvarenga, Bentinho e Capitão Furtado e sua charanga na Odeon. Nesse ano, teve gravados na Victor os sambas "Era ela", com Russo do Pandeiro, por Sílvio Caldas e "Nosso amor não convém", com Príncipe Pretinho, por Carlos Galhardo. Em 1939, Odete Amaral gravou na Victor o choro "Quando eu vejo" e Ranchinho, também na Victor, o samba-canção "Nosso amor vai morrer". (Foto: cortesia do ator, radialista Osmar Frazão).

Nenhum comentário: