PALMAS (TO) BRASIL - Formada pelos rios Araguaia e Javaé, a Ilha do Bananal tem 270 quilômetros de comprimento e 80 quilômetros de largura. Nesta época do ano, dois terços de suas terras ficam inundadas e repletas de peixes. Ao sul da ilha, está a reserva Parque Indígena do Araguaia, onde vivem os índios Karajá e Javaé; e na parte norte está localizado o Parque Nacional do Araguaia.
Quem visita o município de Lagoa da Confusão, além de conhecer a lagoa que dá nome à cidade, o turista pode conhecer o Projeto Quelônio que visa proteger filhotes de tartarugas ameaçadas de extinção ou descansar nos hotéis fazenda da região. Além de oferecerem boa estrutura de lazer, os hotéis incluem atividades como pesca esportiva, trilhas e passeios à cavalo. Ainda em Lagoa da Confusão, o visitante não pode deixar de conferir diversos roteiros de ecoturismo, como passeios a morros, lagos, rios e pântanos.
Pium
Outro município da região, Pium fica a 181 km da capital. Na década de 40, a cidade abrigou um dos maiores garimpos de cristal de rocha do estado e, hoje, uma estrutura de pirâmide coberta de cristais em exposição no centro da cidade relembra os tempos de exploração mineral no município.
Formoso do Araguaia
Em Formoso do Araguaia, a 327 km de Palmas, o turista pode realizar observação de pássaros e trilhas, tomar banho em lagos naturais. A Mina Azul, piscina natural de águas límpidas e tranquilas, é o lugar ideal para o visitante nadar sossegado, aproveitando a água pura que flui de uma fenda na pedra de calcária. Cidade que teve início em meados do século XVIII, o rio que dá nome à cidade foi batizado por portugueses, que se encantaram com as belezas naturais da região e o chamaram de “Formoso”. Em 1979, foi implantado no município o maior projeto de agricultura irrigada em terras contínuas da América Latina: o projeto rio Formoso. (Sara Rezende/AgênciaFM - Márcio Di Pietro / Secom).
Nenhum comentário:
Postar um comentário