Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Saúde para a Jornada Mundial da Juventude

Assim como na Copa das Confederações, serão montados Centros Integrados de Operações Conjuntas da Saúde Nacional

RIO DE JANEIRO, BARSIL- Entre 23 a 28 de julho deste ano, são esperados mais de dois milhões de jovens de todas as partes do mundo no Rio de Janeiro (RJ), para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com essa expectativa, o Ministério da Saúde preparou, em parceria com as secretarias municipal e estadual de saúde do Rio de Janeiro, ações coordenadas para reduzir os impactos na saúde da população. Serão instalados Ciocs regionais, compostos pelos municípios e estados participantes, e um nacional em Brasília.

Os centros serão ativados antes da JMJ e farão o monitoramento para responder às emergências e evitar um possível aumento da demanda por serviços de saúde pública. Durante a JMJ, também podem ser integrados ao Ciocs os Bombeiros, a Defesa Civil e as Forças Armadas.

Ações de saúde: Juntamente com as secretarias estaduais e municipais das cidades que receberão eventos relacionados à JMJ, o Ministério da Saúde organizou ações para assistência e garantia de acesso à rede para os participantes em todas as situações de urgência que possam vir a acontecer.

Foram elaborados Planos de Contingência unificados, com matriz de responsabilidades nas três esferas de gestão para resposta às emergências de saúde pública, incluindo a preparação da Rede Hospitalar e de Urgência, Samu, Hospitais de Campanhas em pontos estratégicos, assim como a garantia de acolhimento a todos os pacientes atendidos nas fases pré, durante e pós-evento. Nas cidades-dormitório, que terão grande fluxo de fiéis na semana missionária, a Rede de Atenção à Saúde também foi preparada para dar uma resposta qualificada, rápida e eficaz. Em caso de emergência, deve-se acionar o telefone Samu 192. O paciente será acolhido por uma equipe das centrais de regulação médica.

Medidas de prevenção: Além do Rio do Janeiro, os estados e municípios que abrigarão a Jornada Mundial da Juventude ou os eventos pré-jornada que ocorrerão em todo o Brasil – como a peregrinação da cruz da JMJ pelos demais estados – foram orientados pelo Ministério da Saúde a adotar as seguintes ações preventivas.

- Atenção à saúde - fortalecimento do efetivo de profissionais para atender ao público da JMJ, bem como instalação de estrutura de um Hospital de Campanha do Ministério da Saúde. O ministério também apoia as secretarias estaduais e municipais de saúde no desenvolvimento de ações assistenciais de resposta, incluindo atenção pré-hospitalar (Samu e UPA) e hospitalar.

Vacinação: O Brasil não exige Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para entrada de turistas no país, mas recomenda-se ao viajante a imunização contra a febre amarela. Além disso, apesar de não ocorrerem casos de sarampo e rubéola no Brasil, essas doenças estão presentes em outros países, por isso convém que o turista vacine-se contra elas.

Saúde do Viajante: Para ampliar o acesso dos turistas a informações de saúde, o Ministério da Saúde lançou a página Saúde do Viajante, com dicas e informações que ajudarão brasileiros ou estrangeiros em viagem pelo Brasil. JMJ: http://www.rio2013.com/pt//

Nenhum comentário: