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sexta-feira, 1 de março de 2013

Estados Unidos reconhecem cachaça como produto brasileiro

Reconhecimento ajudará a cachaça a escapar da possibilidade de tornar-se um destilado genérico como a Vodca e o Rum. Brasil fará o mesmo para o Bourbon e o Tennessee Whisky

A cachaça fabricada no Brasil agora tem assegurada por lei nos Estados Unidos (EUA) a exclusividade da exportação aos produtores brasileiros, medida que confirma e formaliza o que já foi expresso na troca de cartas de intenções entre os dois governos. Para se chamar cachaça nos EUA, o produto terá obrigatoriamente que ter origem brasileira e estar de acordo com padrões oficiais de identidade e qualidade. Agora o governo brasileiro, seguindo o entendimento prévio, terá 30 dias para formalizar o reconhecimento do Bourbon e do Tennessee Whisky, produtos norte-americanos.

O reconhecimento ajudará a cachaça a escapar da possibilidade de tornar-se um destilado genérico como a Vodca e o Rum, produzidos em todo o mundo. A exclusividade dada para a origem brasileira, juntamente com a obrigação das cachaças vendidas nos EUA estarem conforme com os padrões oficiais brasileiros de identidade e qualidade, disciplina o perfil da nova categoria entre os destilados, que no futuro deverá se formar naquele mercado.
Consulta - Em outubro do ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu consulta pública para ouvir a população sobre o controle de envelhecimento da cachaça artesanal. Uma das principais etapas para a qualidade do produto é o envelhecimento. Para valorizar ainda mais esse produto, tipicamente brasileiro, serão estabelecidas regras para que a cachaça envelheça com qualidade.

Obtida pela destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, a cachaça virou marca do Brasil no exterior. No país, são produzidos por ano cerca de 1,5 bilhão de cachaça - a maioria em destilarias e uma parte de fabricação artesanal, em pequenos alambiques. São mais de 30 mil produtores e 5 mil marcas.

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