Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Vinícius de Moraes: homenagem em Madri

O poetinha, Vinicius de Moraes, faria 100 anos em 2013 e a Espanha dá largada às comemorações de seu centenário


Uma das figuras mais relevantes da cultura brasileira, Marcus Vinícius da Cruz Moraes, receberá comemoração pelo seu centenário de nascimento em Madri, Espanha.  A homenagem fica por conta da Fundação Autor da Sociedade Geral de Autores e Editores (SGAE) e a Embaixada do Brasil - Fundação Cultural Hispanobrasileira, para celebrar as diversas facetas de Vinicius.

O compositor "Apadrinhou tudo que veio depois da Bossa Nova", revelou novos compositores como Toquinho mudou o que era uma música minoritária e elitista assim, a expandiu para além das fronteiras do Brasl, servindo de influência a outros gêneros e públicos.

Na terça-feira, 18, na Sala Berlanga, será exibido o documentário "Vinicius - O filme", de Miguel Faria Jr., e um debate moderado pelo espanhol Antonio Onetti, presidente da Fundação Autor. A outra cerimônia será na quarta-feira, 19, quando a partir das 20h (horários locais), vários inteérpretes cantarão composições de Vinicius de Moraes de forma acústica.

Breve perfil

Marcus Vinícius da Cruz Melo Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913 no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da Prefeitura, poeta e violinista amador, e Lídia Cruz, pianista amadora. No final de 1968 foi afastado da carreira diplomática tendo sido aposentado compulsoriamente pelo Ato Institucional Número Cinco

O poeta e diplomata brasileiro, deevido seu comportamento boêmio, foi impedo de cumprir as suas funções diplomáticas. Vinícius foi anistiado (post-mortem) pela Justiça brasileira em 1998. Vinícius de Moraes morreu aos 66 anos, em 9 de julho de 1980, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: