Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Paulínia Fest

Música e cinema se encontrarão em Paulínia neste ano. Em todos os sentidos. Pela primeira vez os já famosos Paulínia Fest (música) e Festival de Cinema da Cidade ocorrerão simultaneamente – música entre 7 e 9 de julho, e cinema entre 7 a 14 do mesmo mês. E qualquer ligação entre a escalação musical e o cinema não é mera coincidência.

Um encontro da fina-flor da MPB/Tropicália com background de cinema acontece no pólo cinematográfico, responsável por um terço das produções brasileiras e distante 70 minutos de São Paulo e 10 minutos de Campinas.

A primeira noite musical (shows começam logo depois e em espaço conjugado às salas de cinema) abre com Rita Lee, que igualmente fez história no braço roqueiro da Tropicália com Os Mutantes. Na sequência, o duo inglês Addictive TV, que une projeções cinematográficas à música eletrônica.

O espaço, em todos os dias, ganha prorrogação musical com performance de DJs durante a madrugada.

No dia seguinte, sexta-feira dia 8, Caetano Veloso abre a noite e dispensa credenciais na música. Mas seu conhecimento e envolvimento cinematográfico levaram o diretor Francis Ford Coppola a convidá-lo para dirigir Festival de Cinema que promove no Colorado (EUA), em setembro deste ano. Caetano já dirigiu o longa "Cinema Falado", em 1986, e em Paulínia se apresenta em voz e violão. Fecha a noite de sexta (no palco, pois a pista segue ao som de pick ups) Seu Jorge e banda. O cantor e compositor tem longo currículo como ator nas telonas, desde "Cidade de Deus" (2002) até o recente "Tropa de Elite 2".

A noite seguinte começa com Gilberto Gil, seguido pela Vanessa da Mata, em espaço que comporta cerca de 3.500 espectadores. A ligação do ex-ministro com o cinema vai além de sua parceria com Caetano na música "Cinema Novo" – já gravou trilhas de sucesso, como "Eu, Tu, Eles" e recentemente se associou à Conspiração Filmes para lançar o DVD "A Conspiração Musical de Gilberto Gil".

Nenhum comentário: