O criador da trilogia blockbuster "A era do gelo", o brasileiro Carlos Saldanha, apresentou nesta semana em Paris as primeiras cenas de sua nova produção, "Rio", uma história que tem como pano de fundo o carnaval carioca.
Aos 42 anos, o prodígio dos estúdios Blue Sky, para o qual criou a trilogia animada que já arrecadou mais de 1,9 bilhão de dólares, resolveu trocar os cenários e personagens da era glacial pela praia de Copacabana e seus pássaros exóticos adeptos do samba.
Coproduzido pela Fox, "Rio" conta a história de Blu, uma arara azul mimada e que sequer sabe voar, e que vai para o Brasil conhecer não apenas seu país natal como também a vida fora da gaiola, ajudado por Perla, a última fêmea de sua espécie.
Antes de exibir as primeiras imagens de sua animação num cinema da capital francesa, Saldanha explicou que o projeto ficou parado quase três anos.
"Depois de filmes onde só se falou de gelo, estava ansioso por voltar aos trópicos, criar algo a respeito de meu país, o Brasil, e minha cidade, o Rio, que eu deixei para ir para os Estados Unidos quando tinha 20 anos", contou.
Mas, primeiro, teve que concluir o terceiro episódio de "A era do gelo" - o maior sucesso de bilheteria de 2009 - antes de se dedicar a esta história que fala de aves, uma de suas grandes paixões. A história também permite que ele faça uma espécie de denúncia, quando mostra traficantes voadores que sequestram Blu e Perla.
"Quis criar um ambiente o mais próximo possível de minha percepção da cidade: toda vez que volto ao Rio tenho a impressão de que devo redescobrir meu país", explica.
Ele também teve que compartilhar o conhecimento sobre seu país com sua equipe americana. "Primeiro enchi duas malas com livros sobre o Rio, o Brasil e o Carnaval. Mas tive que explicar tudo, o tempo todo. Ao final de um ano, acabei levando seis membros da produção ao Rio".
A imersão cultural incluiu o desfile das escolas de samba no Sambódromo carioca.
"Fotografamos tudo que faz essa cidade ser única, inclusive as plantas, as folhas, os insetos", recordou.
Passada a fase de reconhecimento in loco, o diretor - formado pela Escola de Artes Visuais de Nova York - teve que superar vários desafios técnicos para contar a história. "Desenvolvemos um novo programa capaz de animar um desfile de 4.000 pessoas. Sabíamos como fazer para o movimento dos cabemos, mas tivemos que aprender a fazer o mesmo com as penas".
A maior parte das imagens exibidas esta semana ainda está em estágio de desenvolvimento, com os personagens animados sobre um fundo cinza, mas três sequências completas, entre elas o sobrevoo do Rio numa asa delta, dão uma ideia do que será o resultado final do filme que tem lançamento previsto para 13 de abril de 2011.
A música, um dos elementos de maior importância do filme, contará com os talentos de Will.I.Am (do Black Eyed Peas), do rei da bossa nova Sérgio Mendes e do gênio da percussão baiana, Carlinhos Brown. (Francisco martins e AFP)
Aos 42 anos, o prodígio dos estúdios Blue Sky, para o qual criou a trilogia animada que já arrecadou mais de 1,9 bilhão de dólares, resolveu trocar os cenários e personagens da era glacial pela praia de Copacabana e seus pássaros exóticos adeptos do samba.
Coproduzido pela Fox, "Rio" conta a história de Blu, uma arara azul mimada e que sequer sabe voar, e que vai para o Brasil conhecer não apenas seu país natal como também a vida fora da gaiola, ajudado por Perla, a última fêmea de sua espécie.
Antes de exibir as primeiras imagens de sua animação num cinema da capital francesa, Saldanha explicou que o projeto ficou parado quase três anos.
"Depois de filmes onde só se falou de gelo, estava ansioso por voltar aos trópicos, criar algo a respeito de meu país, o Brasil, e minha cidade, o Rio, que eu deixei para ir para os Estados Unidos quando tinha 20 anos", contou.
Mas, primeiro, teve que concluir o terceiro episódio de "A era do gelo" - o maior sucesso de bilheteria de 2009 - antes de se dedicar a esta história que fala de aves, uma de suas grandes paixões. A história também permite que ele faça uma espécie de denúncia, quando mostra traficantes voadores que sequestram Blu e Perla.
"Quis criar um ambiente o mais próximo possível de minha percepção da cidade: toda vez que volto ao Rio tenho a impressão de que devo redescobrir meu país", explica.
Ele também teve que compartilhar o conhecimento sobre seu país com sua equipe americana. "Primeiro enchi duas malas com livros sobre o Rio, o Brasil e o Carnaval. Mas tive que explicar tudo, o tempo todo. Ao final de um ano, acabei levando seis membros da produção ao Rio".
A imersão cultural incluiu o desfile das escolas de samba no Sambódromo carioca.
"Fotografamos tudo que faz essa cidade ser única, inclusive as plantas, as folhas, os insetos", recordou.
Passada a fase de reconhecimento in loco, o diretor - formado pela Escola de Artes Visuais de Nova York - teve que superar vários desafios técnicos para contar a história. "Desenvolvemos um novo programa capaz de animar um desfile de 4.000 pessoas. Sabíamos como fazer para o movimento dos cabemos, mas tivemos que aprender a fazer o mesmo com as penas".
A maior parte das imagens exibidas esta semana ainda está em estágio de desenvolvimento, com os personagens animados sobre um fundo cinza, mas três sequências completas, entre elas o sobrevoo do Rio numa asa delta, dão uma ideia do que será o resultado final do filme que tem lançamento previsto para 13 de abril de 2011.
A música, um dos elementos de maior importância do filme, contará com os talentos de Will.I.Am (do Black Eyed Peas), do rei da bossa nova Sérgio Mendes e do gênio da percussão baiana, Carlinhos Brown. (Francisco martins e AFP)
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