Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Estrelas de Belém - Auto de Natal Brasileiro



Com humor e lirismo, Rosi Campos encabeça musical dedicado ao nascimento do Menino Jesus. ”A base do texto é a questão do amor e do nascimento da esperança, um resgate dos verdadeiros valores do Natal” (Pedro Paulo Bogossian)

Com direção geral de Abílio Tavares e tendo Rosi Campos como atriz convidada,
estreia no dia 11 de dezembro de 2010, no Parque da Água Branca (Rua Ministro Godoy, 310 – Perdizes, São Paulo/SP), o espetáculo musical Estrelas de Belém - Auto de Natal Brasileiro.

Estrelas de Belém... tem como inspiração as festas de folguedo pastoril, comemoração tradicional brasileira cuja principal característica é a presença de música, dança e a representação teatral. O foco da encenação é a anunciação do nascimento do Menino Jesus pelo Anjo Gabriel, e pastoras narram a história por meio de canções inspiradas nas cantigas de roda.

O texto, as letras e a direção musical são de Pedro Paulo Bogossian, músico bastante premiado na área teatral (APCA, APETESP e Shell, e em 2010 indicado novamente neste último pelo espetáculo Nara). A cenografia e figurinos de Estrelas de Belém... são assinados por Marco Lima, reconhecido cenógrafo e figurinista.

O espetáculo

Rosi Campos – narradora e líder das pastoras - atua e canta, dividindo o palco com mais 10 atores da Escola de Artes Dramáticas da ECA/USP, três músicos e 12 crianças das Casas de Solidariedade – FUSSESP/Instituto Criança Cidadã. As músicas de Pedro Paulo, todas originais, são inspiradas em ritmos populares como a marchinha, ciranda, côco, frevo, marcha-rancho, baião e valsa brasileira.

A história se passa no período dos Césares, durante o domínio de Herodes em Jerusalém. José e Maria se apaixonam, e tempos depois ficam sabendo, por intermédio do Anjo Gabriel, que Maria estava grávida. Herodes anuncia um período de Censo para toda a população e os dois partem de Nazaré para Belém montados em um burro, que, no espetáculo, ganha uma roupagem de Bumba-meu-boi.

A realização

O musical Estrelas de Belém - Auto de Natal Brasileiro é realizado a partir de uma parceria da USP - Universidade de São Paulo -, por meio de sua Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com o Governo do Estado de São Paulo, através do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo – FUSSESP/Instituto Criança Cidadã.

O Espaço Cultural Tattersal, localizado dentro do Parque da Água Branca, na capital, foi inaugurado em junho desse ano e recebe apresentações culturais para todos os públicos durante as tardes de sábado e domingo. Estrelas De Belém - Auto De Natal Brasileiro integra a programação desenvolvida pela USP para o novo espaço dedicado à cultura da cidade.

Ficha técnica


Texto e Música: Pedro Paulo Bogossian Direção de Arte: Marco Antonio Lima Atriz Convidada: Rosi Campos Direção Geral: Abílio Tavares Elenco: Carol Faria, Carolina Colepicolo, Felipe Alves, Felipe Gomes Moreira, Fernando Oliveira, Jane Fernandes, Nilcéia Vicente, Renata Lobo, Ricardo Fialho e Tatiana Heide Músicos: Conrado Maia, Micaela Marcondes e Pedro Paulo Bogossian Participação: crianças das Casas de Solidariedade – FUSSESP/Instituto Criança Cidadã

Serviço

Estrelas de Belém - Auto de Natal Brasileiro
Espaço Cultural Tattersal – Parque da Água Branca
Rua Ministro Godoy, 310 – Perdizes - Informações: 011 7824-1824
05/12 – Sessão fechada para convidados – 19h00
11 e 18 de dezembro – Sábados – 19h00 e 21h00
12 e 19 de dezembro – Domingos – 16h00 e 18h00
Entrada Franca. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.
Classificação: Livre Duração: 40 minutos Lotação: 179 lugares


Informações de apoio

ABÍLIO TAVARES - Concepção e Direção Geral

Diretor teatral e Doutorando em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
Foi diretor do TUSP – Teatro da USP, durante 17 anos e diretor de seu Corpo Artístico - GRUPO TUSP que, sob sua direção, montou 9 espetáculos, recebeu 17 indicações para premiação e ganhou 12 prêmios. Ainda na USP dirigiu os Festivais de Teatro Universitário, realizados em várias cidades do Estado de São Paulo.

Em 2007 foi o encenador convidado da 25ª. Edição da ENCENAÇÃO DA FUNDAÇÃO DA VILA DE SÃO VICENTE, no litoral paulista.

Assinou a curadoria das duas edições do ENCONTRO DE ARTES CÊNICAS DO CERRADO, realizadas em Uberlândia, Minas Gerais, em 2007 e 2009 e da Exposição OS FUNDADORES, realizada em São Paulo, 2009, em comemoração aos 75 anos da USP.

Pesquisador, organizou, juntamente com Jacó Guinsburg, a publicação, pela Editora Perspectiva, de 7 volumes inéditos da obra do intelectual alemão Anatol Rosenfeld.

Coordena atualmente o projeto Ademar Guerra de Estímulo ao Teatro no Interior do Estado,
da Secretaria de Estado da Cultura.


PEDRO PAULO BOGOSSIAN - Autor e Compositor


Reconhecido diretor musical do teatro paulista, tem em seu currículo a realização de espetáculos musicais, como: ALMANAQUE BRASIL de Noemi Marinho, VOCÊ VAI VER O QUE VOCÊ VAI VER de Raymond Queneau com direção de Gabriel Villela. É um dos autores de O GATO PRETO e ALÔ ALÔ TEREZINHA!, do Circo Grafitti, do qual é um dos fundadores. Tem como característica principal em seu trabalho unir a palavra e a música com um olhar sobre o homem e sua criação artística, seja como compositor, arranjador, preparador vocal ou pianista ao vivo em espetáculos teatrais. Ao longo de sua carreira, recebeu vários prêmios Shell, APCA e APETESP, e em 2010 está indicado novamente ao Prêmio Shell, pelo espetáculo NARA.


ROSI CAMPOS - Atriz Convidada


Atriz consagrada no Teatro com vários prêmios e espetáculos de grande repercussão, destacou-se na televisão com a Personagem Morgana, no programa Castelo Ra-Tim-Bum, da TV Cultura, levado também com grande sucesso para o cinema. Esteve no elenco principal de várias novelas da Rede Globo como Cara & Coroa, Salsa e Merengue, Meu Bem Querer, Da Cor do Pecado, América, O Profeta, A Favorita, Cama de Gato. Na mesma emissora, participou ainda das minisséries Hilda Furacão e A Casa das Sete Mulheres.


No cinema, atuou ainda em Avassaladoras, O Menino da Porteira e Chico Xavier o Filme. Atualmente está no elenco da nova novela de Gilberto Braga, Insensato Coração, que, a partir de janeiro de 2011, substituirá Passione, no horário nobre.


Canal Aberto Assessoria de Imprensa - Marcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510 - Celular: 011 9126 0425
MSN: claramm@hotmail.com


Twitter: canalaberto // Skype: canal.aberto

Nenhum comentário: