Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Elias Lobo – professor e músico

Adotado pelo padre Antônio Feijó compôs música sacra e ‘São Pedro de Alcântara’ foi dedicada a D. Pedro II e depois passaria a composição lírica.


Elias Álvares Lobo nasceu em Itu interior, paulista, em 1834. órfão de pai desde os seis anos, toda sua família, mãe e irmãos, passaram a viver às custas de um tio. Logo passou a ser protegido pelo padre Diogo Antônio Feijó, e pôde estudar latim, francês e aritmética, geometria e música. Com o falecimento do padre Feijó, viu-se impossibilitado de prosseguir em seus estudos, então, dedicou-se especialmente a musica sacra e de caráter regional. Em 1856, escrevia com sucesso a primeira missa.
Em seguida escreveu outras com idem sucesso ' São Pedro de Alcântara', 1858, dedicando-a a Dom Pedro II. Depois, passou-se para o gênero lírico, e sua ópera ' Noite de São João', extraída do livreto de José de Alencar, foi levada à cena sob regência de Carlos Gomes, em 14 de dezembro de 1860, no Rio de Janeiro. Foi um êxito sem precedentes sua composição. A Ópera Nacional o convidou a fazer uma viagem de aperfeiçoamento em seus estudos na Europa, porém ele declinou do convite. A necessidade de cuidar da família teria sido o motivo da não aceitação do convite. No ano de 1879 publicou um compendio que teve muita aceitação nos meios de ensino musical: "Arte de Música'. Deixou obra vastíssima. Dedicou-se ao magistério em seus últimos anos de vida.

Nenhum comentário: