Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2008

Oficina: Fotografia Hacai

SESI VILA LEOPOLDINA PROMOVE OFICINA DE FOTOGRAFIA, HAICAI E OUTROS POEMAS Aulas serão ministradas pelo repórter fotográfico João Correia Filho Centro Cultural da unidade. As vagas são limitadas e a participação é franca.

Entre 4 e 8 de agosto, das 14 às 17 horas, o SESI Vila Leopoldina oferecerá uma oficina de fotografia, haicai e outros poemas. O programa conta com cinco aulas de três horas de duração cada, num total de 15 horas, incluindo uma saída fotográfica. A oficina faz parte da agenda da entidade em Comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, que ocorre durante todo este ano. O curso visa proporcionar, por meio de poemas japoneses, uma maior compreensão da linguagem fotográfica, suas técnicas (engenharia dos equipamentos), noções básicas de composição e edição de fotos. Procura também, desenvolver, a partir de textos, um trabalho de sensibilização para a imagem e suas inúmeras possibilidades como instrumento de expressão artística.
Durante as aulas teóricas serão estudados poemas de Matsuo Bashô, Paulo Leminsk, Aline Ruiz, Guilherme de Almeida e outros poetas que se dedicaram a este tipo de expressão literária. O programa é voltado a fotógrafos amadores, amantes da literatura, estudantes de jornalismo, letras e afins. Serão oferecidas 15 vagas e os interessados deverão fazer inscrição e levar máquina fotográfica de qualquer marca ou modelo. As aulas serão ministradas pelo repórter fotográfico João Correia Filho que, desde 1993, desenvolve projetos envolvendo literatura, principalmente acerca da obra do escritor João Guimarães Rosa. Atualmente, trabalha como colaborador de várias revistas e jornais no Brasil e no exterior, como National Geographic, Entrelivros (especializada em Literatura), Gula, Sabor, Horizonte Geográfico, Grande Reportagem (Portugal), Estampa e Jornal Valor Econômico.


O que é haicai?

O haicai é uma forma extremamente concisa de poesia que "gira" em torno de uma série bem definida de regras, mas nem sempre obedece sua forma original, podendo ser adaptada para diversas circunstâncias. Consiste em 16 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas. Faz referência à natureza (diferente da natureza humana) e refere-se a um evento particular atual e não do passado. Trata-se de uma pequena poesia com métrica e molde orientais, surgida no século XVI. É muito difundida no Japão e vem se espalhando por todo o mundo durante este século. Possui uma longa história que retoma a filosofia espiritualista e o simbolismo taoísta dos místicos orientais e mestres Zen-budistas, que expressam muito de seus pensamentos na forma de mitos, símbolos, paradoxos e imagens poéticas. Isto se deve à tentativa de transcender a limitação imposta pela linguagem usual e pensamento linear e científico que tratam a natureza e o próprio ser humano como máquina. O objetivo é capturar a essência do local numa poesia contemplativa e descritiva com grande valorização nos contrastes, na transformação e dinâmica, na cor, nas estações do ano, na união com a natureza, no que é momentâneo versus o que é eterno (ruptura do contínuo) e no elemento de surpresa.


Programação:
Aula I
Conteúdo: Apresentação da oficina;
De uma linguagem para outra – fotografia e literatura;
O haicai como tema;
O que é haicai;
História e técnica de poesia japonesa;
Proximidade de linguagens;
Apresentação de alguns haicais famosos como Paulo Leminsk, Guimarães Rosa e Matsuo Bashô;
Exibição de imagens e distribuição de haicais.
Aula II
Conteúdo: Leitura e análise de haicais;
Idéias para haicais
Técnica fotográfica e haicai: macro, recorte, instante decisivo, linguagem e síntese, descrição e objetividade.
Exibição de imagens.
Exercício – os alunos terão que criar haicais a partir de um sorteio de temas e palavras. Os poemas selecionados serão fotografados.
Aula III
Conteúdo: Distribuição de haicais;
Leitura e análise de poemas;
Técnica fotográfica e haicai: parte pelo todo, descrição, movimento e formas;
Definição de textos a serem fotografados
Aula IV
Saída fotográfica – local a combinar.


Serviço:
Oficina Fotografia, Haicai e outros poemas
Local: Centro Cultural SESI Vila Leopoldina – Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina
Datas e horários: de 4 a 8 de agosto, das 14h às 17 horas.
Vagas: 15 participantes.
Entrada: Franca
Inscrições e informações: pelos telefones (11) 3834-5523 / 3832-1066 ramal 1180 / ou pelo e-mail centroculturalsesi@sesisp.org.br

Nenhum comentário: