Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2007

As Constituições Brasileiras


Cartas constitucionais, artes e documentos que fazem parte da história do Brasil encontram-se em exposição no STF. A mostra tem caráter itinerante.

A exposição sobre constitutição e acervo do STF, abre temporada de comemorações do Bicentenário de independência da justiça no País. “As Constituições Brasileiras”, foi organizada e montada pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e pelo Supremo Tribunal Federal. A mostra estréia dia 23 de maio e segue até o dia 23 de agosto, é dividida em três espaços: na Praça dos Três Poderes,/ Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional. A idéia partiu da presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Ellen Gracie, e a curadoria ficou por conta do ex-presidente do STF [ Superior Tribunal Federal ] ministro Nelson Jobim. Cada um desses espaços abrigará um grupo entre duas a três das sete cartas constitucionais do País, que foram selecionadas e agrupadas por suas características, suas épocas e principalmente, por seus momentos. Histórica, a primeira Constituição brasileira foi datada de 1824, instituindo um quarto poder, chamado de Moderador, que interferia com grande influência nos três outros poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.


A Constituição de 24 também estará na exibição no STF, juntamente com a carta de 1891, marcada pelo momento político e social quando da Proclamação da República. Escolas da rede pública poderão visitar a mostra com total apoio da FAAP, que fornecerá ônibus para o transporte dos alunos e monitores especializados para acompanhar os grupos na visita. O apoio é somente para Brasília. "A intenção desta mostra é a de proporcionar aos brasileiros conhecer a história do país. Também espero que cada estado se interesse por ela e a leve", disse Ellen Grace, ministra-presidente do STF. [Fotos: www.stf.gov.com.br / ministro Maurício Corrêa em destaque]

Serviços:
As Constituições Brasileiras

Locais: Supremo Tribunal Federal
Visitação: domingo a domingo, de 10h a 18h ;
Palácio do Planalto de segunda a sexta, de 9h a 18h e
domingos e feriados, de 9h30 a 15h)
Salão Negro do Congresso Nacional - de domingo a domingo, de 9h30 a 17h00
Quando: de 23 / 05 a 23 / 08 [ 61 ] 3242.1095
Entrada Franca

Nenhum comentário: