Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2007

"Cartola, Música para os Olhos".


O pernambucano Lírio Ferreira realiza documentário sobre o maior ícone da MPB brasileira, o "Cartola -- Música para os Olhos".

O filme estréia em 25 salas nesta sexta-feira,6, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife. "Cartola", que é co-dirigido pelo roteirista Hilton Lacerda, retrata o sambista carioca Angenor de Oliveira (1908-1980). Conhecido como Cartola, ele é um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, em 1928, além de autor de mais de 500 canções, solo ou em parceria, entre as quais "O Sol Nascerá", "O Mundo é um Moinho", a favorita do poeta Carlos Drummond de Andrade, "As Rosas Não Falam", tornada famosa na interpretação de Beth Carvalho. Foram cinco anos de pesquisas feitas pelos dois diretores, que envolveu amigos do músico como Nelson Sargento e Elton Medeiros, parceiro que funcionou como um consultor da produção, além de familiares. O filme chama a atenção para o detalhe de que o sambista nasceu, por coincidência, no mesmo ano em que morria Machado de Assis, apontando para as semelhanças e diferenças na vida e na carreira dos dois.
O filme reconstitui a época de Cartola por meio de inúmeras imagens do Rio de Janeiro, cenas de antigos Carnavais, acontecimentos políticos registrados em telejornais e cinejornais, chanchadas da Atlântida e filmes do Cinema Novo -- alguns deles, como "Ganga Zumba" (63), de Cacá Diegues, com participação do próprio Cartola no elenco. O documentário não tenta em nenhum momento esconder o quanto Cartola foi, apesar de tudo, um personagem trágico, numa vida repleta de altos e baixos.

Nenhum comentário: