Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2007

Artesãos do Pontífice


Artesãos colocam pequenas cidades brasileiras no roteiro de Bento XVI. Minas Gerais através de Benedito Santeiro, Potim, São Paulo, com enxoval que Bento XVI, em Aparecida medalha comemorativa feita por artesão-ourives.

A cidade de Potim, localizada a 170 km da capital de São Paulo, foi incluída no roteiro da visita do Papa ao Brasil. Uma ONG de artesãs da cidade tem uma encomenda pra lá de especial: confeccionar o enxoval do Papa Bento XVI, que virá ao Brasil entre os dias 9 e 13 de maio. São quatro as artesãs que fazem parte de um grupo de 150 mulheres da ONG Orienta Vida, de Potim, e que foram escolhidas para confeccionar as peças que serão utlizadas pelo pontífice. A organização que já existe há sete anos e faz trabalhos para importantes grifes do mundo da moda, agora, os esforços tem objetivo sacro. Elas tecem fio por fio elas trabalham no enxoval que o Papa Bento XVI irá usar durante a visita a Aparecida. A técnica para o enxoval do Papa foi criada na França, por volta do século XVIII, e atualmente só dois lugares no mundo trabalham com essa tipo de bordado. A técnica é muito difícil de ser aplicada e avamçam apenas 15 centinmetros por dia, mas as artesãs garantem que vão correr para entregar o presente em tempo. Por enquanto a única peça pronta do enxoval é a parte de cima de uma almofada, ainda faltam o lençol, o vira-lençol e a fronha. O presente ao pontífice foi uma doação anônima de um casal de Aparecida. Os valores também não foram atendendo pedido dos doadores. Segundo informações da ONG, nenhum desenhos feitos para o enxoval papal, jamais serão copiados; é único no Paós. Bento XVI ai passar por Potim, na viagem de volta a Aparecida, depois que visitar a Fazenda Esperança, para dependentes químicos em Guaratinguetá.

Minas Gerais

Benedito Santeiro, artesão do pequeno município de Nazareno, 220 quilômetros de Belo Horizinte, recebe também uma incumbencia muito especial, a de realizar imagem em madeira do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão, que será canonizado dia 11 de maio em missa campal no Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo. Há mais de 25 anos como artesão, Santeiro já rezlizou várias obras, mas sem dúvida esta é seu maior feito, a obra de arte mais famosa. A imagem que será posta no altar, mede 65m, tem uma faquinha na mão e uma seta indicando a cidade de Guarantiguetá. Mas ele está confeccionando uma menor para presentear o papa Bento XVI. Entre Minas Gerais, Pernambuco e Bahia sua arte é bem conhecida. Agora chegou a vez de todo o País e parte do mundo reconhecer seu talento. "É, sem dúvida, uma grande honra fazer esta imagem, e ainda mais se tratando do primeiro santo barsileiro" diz Santeiro. [Medalhas em bronze, prata e ouro. Mais informações sobre os produtos: www.medalhacomemorativa.com.br [Francisco Martins]

Nenhum comentário: