Páginas

quarta-feira, 29 de março de 2006

Seleção Brasileira no espaço


Primeiro astronauta do Brasil afirmou nessa quarta-feira que levará a camiseta da seleção de futebol ao espaço para dar sorte ao time na Copa do Mundo de junho, na Alemanha. 

BAIKONUR, Cazaquistão (AgênciaFM) 29 de março - Piloto da Força Aérea Brasileira, Marcos Pontes, 43, deve voar até a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de uma espaçonave russa Soyuz TMA, nesta quarta-feira (horário de Brasília), a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. 


O brasileiro será acompanhado pelo cosmonauta russo Pavel Vinogradov e pelo astronauta norte-americano Jeffrey Williams e regressará à Terra dez dias depois do lançamento com o norte-americano Bill McArthur e o russo Valery Tokarev, que estão em órbita há seis meses. Pontes também disse que levará a bandeira brasileira com ele, junto com alguns itens para celebrar o primeiro vôo, realizado 100 anos atrás, pelo brasileiro Alberto Santos-Dumont, considerado o pai da aviação.[Foto: Reuters -Pontes e Wladmir Puttin presidente da Russia]

SONHO DE SER ASTRONAUTA

Pontes conversou com repórteres ao lado de Williams e de Vinogradov, os três protegidos por um vidro a fim de evitar contato com germes antes do lançamento. O brasileiro disse sonhar desde a infância em ser astronauta e ingressou no programa de treinamento da Nasa (agência espacial dos EUA) nos final dos anos 1990.Ele deveria ter voado com um ônibus espacial norte-americano em 2001, mas essa missão acabou sendo adiada devido a razões financeiras e depois suspensa indefinidamente quando a Nasa paralisou sua frota de ônibus espaciais em virtude do acidente com o Columbia, em 2003.

Depois da suspensão das missões com os ônibus espaciais, a Rússia assumiu sozinha a responsabilidade por levar tripulantes e mantimentos para a ISS com as espaçonaves Soyuz, que se mostraram mais seguras que os ônibus espaciais, apesar de terem sido projetadas nos anos 1960.Engenheiros em Baikonur tiraram o Soyuz TMA-8 de seu hangar na terça-feira. O lançamento está previsto para acontecer às 23h30 (horário de Brasília).As bandeiras russa, norte-americana e brasileira foram pintadas na espaçonave.

Nenhum comentário: