Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Padre Diniz descobriu Luiz Álvares Lima

"Música sensível que se dirige a sensibilidade da alma humana com ternura das suas frases tão brasileiras. Um espetáculo belo e humano composta por Luiz Álvares Lima", {FM}.

A história da música brasileira pode significar momentos de estimativa ou momentos de juízo crítico não valorativo. Precisa-se sempre que algum Colombo ou Vespúcio da musicologia resolva investigar velhos papéis; isso não acontece há séculos, como fez o padre Jaime C. Diniz com a obra de Luiz Álvares Lima.
Luiz Álvares Lima nasceu em Recife, pelos idos de 1719. Em data incerta ele seguiu para Lisboa - Portugal, onde estudou composição e tornou-se conhecido como rabequista {violino rudimentar}. É provável que tenha sido integrante da Orquestra da Capela Real. Ao retornar à Recife, foi juiz da Confraria do Livramento a qual seu pai Bazílio Álvares Pinto era um dos integrantes. Nomeado mestre-de-capela da Igreja de São Pedro dos Clérigos, fundou a Irmandade de Santa Cecília, extinta após dez anos. Munido de título de professor régio, ele lecionou música em sua instrução primária.

Professor, compositor, musicólogo e regente membro da Academia Brasileira de Música, o padre Jaime C. Diniz, se documentou com rigor historiográfico e musicológico sobre Luiz Álvares Lima, e recuperou a peça e obra-prima "Te Deum Laudemus". Tal descoberta de soberba obra, publicada e encenada, sobre regência de Padre Diniz mostrou o grandioso trabalho de Luiz Álvares Lima, que convence soberbamente do alto nível que havia atingido na música brasileira, especificamente de Pernambuco, no século XVIII.

Originalmente escrita para quatro vozes mistas, orquestra e baixo-contínuo, "Te Deum" foi apresentada em data estratégica, durante o IV Curso Internacional de Música de Curitiba, em 1968. Por volta das 20h30, do dia 31 de janeiro, era muito aguardada sua estréia na Igreja das Mercês. Contam que, de cada 15 pessoas 3 portavam um gravador em mãos para registrar o evento. Sem falarmos na ampla cobertura de imprensa. No altar estava o Coral do Curso de Polifonia Sacra, comandado pelo padre Diniz para execução da peça erudita.

"Te Deum Laudemus" tem Frases musicais com ternura bem brasileira como no oitavo compasso " Sanctus", que adverte para uma tendência dramática. Já em "Te Dominum" existem contrastes entre dor alegria. Outro momento magistral da obra são os comoventes duetos de contraltos e tenores, em "Tu Patris". "Te Deum" é uma verdadeira obra de arte e não mera curiosidade de museu, como tantas por aí no cancioneiro brasileiro, ad nauseam.
Além de músico Luiz Lima foi também escritor, poeta, dramaturgo chegou a escrever uma comédia em três atos "Amor Mal Correspondido" encenada em Recife, no ano de 1780. Ao morrer em 1789, ostentava também o título de sargento-mor. Foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Livramento, PE.

Padre Jaime Cavalcanti Diniz trabalhava no Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco. Ele fez algumas revisões na obra como na semiotonia subintelecta, alterações não na prática executória. Pe, Diniz nasceu em 1924 e morreu em maio de 1989. [ Na foto > Pe. J..C. Diniz [direita] ao lado de D. Jõao Evangelista Enout O.S.B. e Mons. Guilherme Schubert em solenidade do I° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", em São Paulo 1981]

Nenhum comentário: