Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fidel Castro um escroque com herdeiros

Se alguém reconhecer Fidel Castro como herói terá de colocar Adolf Hitler no mesmo patamar. Fidel pode ter matado menos gente, mas foi tão cruel quanto Hitler, com seu famoso paredon - paredão, e sufocamento em saco plástico cheio de água.

O ditador e assassino Fidel Castro, 81, renunciou em 19 de fevereiro de 2008, após 49 anos de ditarorialismo e assassinatos no paredon. Para o paredão, muitos foram sem saber o porque. O embargo econômico norte-americano à ilha, [o embargo continua ], piorou muito as condições de vida daquela população, visível e sentida. Um alívio viria da antiga União Soviética através de Nikita Krushev que passaria a comprar toda produção de açucar de Fidel Castro. Com o fim da guerra fria entre os Estados Unidos Americanos e a derrocada da cortina de ferro nos países do Leste da Europa, e o fim do repasse financeiro a Cuba, a ilha entrou em total decadência, miséria onde engenheiros largam sua profissão para trabalhar como taxista ou faxineiro pois o salário é mais atraente, médicos abandonam o país ao piscar de olhos. Nos transportes, Pelas rua de Havana, capital cubana, rodam carros de dar vegonha, tomar um táxi é um sufoco; se ferir qualquer parte do corpo na lataria do carro é tétano na hora devido tanta ferrugem. Se que se pode chamar o Lada de automóvel, este é o tipo mais moderno e foram doados pelo governo soviético. É um país onde a liberdade de imprensa ou econômica, tudo é vigiado, tudo é controlado. Ruas sujas e gente feia e mal vestidas, porém, exibem um falso orgulho de não renderem-se ao embargo norte-americano. Turismo, até que Fidel tentou abrir o paraíso natural da região, mas sem infra-estrutura, somente sociólogos se arriscam aparecer por lá. Já os cubanos, apesar de aparente amor pela pátria i pois não são loucos para mostrar simpatia pelos Estados Unidos da América, não descartam as possibilidades de imigrarem para os E.U.A., pois a ilha fica distante apenas 140 quilômetros da Flórida.

O início do crime
Sua carreira entrou em ascensão em 1959 quando derrubou e ameçou o também ditador Fulgêncio Batista, que abandonaria sua terra para não ser morto no paredon. A partir daí, ele macomunou-se com o suposto revolucionário argentino Che Guevara e mataram tantos quantos puderam de modo calculista e cruel; por enforcamento, degolados entre outros estilos típicos de ditadores. Crimes hediondos foram cometidos pelo ditador e, o preferido dele era o sufocamento na água, que consistia em imobilizar o suposto inimigo e pendurá-lo de cabeça para baixo, e depois sua cabeça era colocada dentro de um saco plástico de 40 litros cheio de água e amarrado na altura do tórax. Enquanto o fôlego de seu inimigo ia se esvaindo, Fidel assistia fumando um charuto. Nínguem pode reconhecer em Fidel Castro alguma qualidade, a não ser a crueldade disfarçada de amor à patria. Reconhecê-lo como um herói é o mesmo que reconhecer Hitler como bem-feitor da humanidade. Fidel sempre encontrou respaldo nos governos brasileiros, inclusive neste que ai está, e se utilizou do Brasil em várias ocasiões para treinar terroristas, e chegou a ser condecorado por Jânio Quadros, o que não agradou alguns políticos da época.
Seu irmão, Raul, é o provável candidato à presidência de Cuba, mas não se iluda pois ele não é diferente de Fidel. Mesmo que quisesse não teria condições, pois Fidel debilitado ainda detém poder sobre ele. Tanto que a comunidade européia não confia em uma eleição ou transição seja feita de modo rápido e sem influência do velho ditador. O Conselho de Cuba indicará quem será o novo presidente do país no início de março. Sem dúvida, não restam mais muitos meses para Fidel, porém, assim mesmo, ele faz questão de dar pitaco no governo que vier a se instalar. Ou seja, quem quer que seja o presidente terá de acatar ordens do ditador até que a morte o leve. O ditador estava afastado desde maio de 2006, e de lá para cá passou por oito operações, no intestino, anus e fígado. [Francisco Martins - fmartins70@isbt.com.br]

Nenhum comentário: