Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Omar Izar - 50 anos de música qualitativa


"Gosto mais das músicas tristes. Aquelas feitas nas notas menores. Eu adorava minha mãe. Ela nunca me colocou no colo e não afagou meus cabelos".

Nascido em 06 de dezembro de 1933, em Avaí, interior paulista, ainda muito cedo Omar Izar mudou-se para Bauru. Foi lá onde teve contato com o instrumento. Aos 12 anos, garoto pobre e tímido, conheceu outros garotos que tocavam gaitas no meio da rua onde moravam. Todos possuiam gaitas diatônicas. Ao ouví-los tocar, Omar apaixonou-se pelo instrumento. Sua timidez o fazia ficar um pouco distante dos garotos-gaitistas. Mas um certo dia, foi surpreendido e teve como empréstimo por uma semana a gaita de um dos meninos. Em 1946, mudou-se com a família para São Paulo onde trabalhou no antigo Mappin e como office boy. Foi neste emprego onde Izar conseguiu realizar um sonho: ter uma gaita importada. Ele anotava recados, e um certo dia fez anotação de um pedido comercial grandiso, e o proprietário em agradeciemnto deu-lhe o dinheiro para comprá-la. Ele teve de se explicar para sua mãe como conseguiu o dinheiro, e o fez. No ano de 1948, uma tia deu-lhe como presente uma gaita diatônica e, em 1949, participou de um concurso para gaitistas na Rádio Record de São Paulo, São Pulo, vencedor e em seggundo lugar Ulysses Cazallas. O prêmio deu-lhe forças para continuar. Após muito praticar e já tocando peças de difícil execução, tonou-se amigo do pianista Pedrinho Mattar com quem participou de programas de calouros, sempre vencedores. Já na década de 50, Omar Izar ao filme o filme "Sempre No Meu Coração" com a explendida participação do conjunto de gaitas de Borrah Minevitch, filem este que ele assitiu por 6 vezes para ouvir a melodia.

De Baden Powell a Quincy Jones

Gaitista de expressão nacional e internacional completa 50 anos de carreira, e parece estar em sua melhor fase de maturidade musical. Ele já viajou para Europa e Estados Unidos da América onde morou por mais de três anos, totalizando dez países levando seu talento musical ao apreciador da boa música. Lá ele se apresentou em teatros e casas noturnas e gravou suas execuções para os selos London e Columbia.Pelo selo Southern Music de Nova York, composições suas editadas, entre as quais - Um Brasileiro em Nova York, Wellcome to Brazil e Gone, com letra em inglês de Michael Vaughan, gravada pelo cantor Ed Ames.No Brasil, ele nascei junto com a TV brasileira, participou dos mais importantes programas musicais das Emissoras de TV, teve o seu próprio programa semanal exibidos com exclusividade nas emissoras, Cultura, Tupi e Record. Teve participação muito relevante em trilhas sonoras para filmes como por exemplo Gimba, onde tocou o tema "O Morro"composição de Carlos Lira, onde fez dupla com Baden Powell. Gravou nos selos Odeon, RGE e Polydor. Sua gravação do tema Roy Rogers, foi usada como prefixo de apresentação do seriado de mesmo nome, na televisão sobre o faroeste, que foi muito popular nos anos 50 e 60. Mais recentemente esteve por três vezes no programa Jô Soares.

ínício autodidata /pioneirismo

No ano de 1952, foi convidado a participar do programa "Novos Valores", na Rádio Cultura de São Paulo. Ele já fazia apresentações na recém-inaugurada TV Canal 5, o que lhe dá o título de pioneiro da Televisão Brasileira. Ex-integrante do conjunto "Demônios da Gaita" , logo saiu e formou seu próprio conjunto, Omar Izar e seus Harmonicistas. Porém, sua maior chance viria em 1956, quando conheceu o Maestro e pianista Gaó Gurgel que, ao ouví-lo convidou para tocar a peça de Rimsky Horsakov "O vôo da Abelha" com a Grande Orquestra da Rádio Nacional e TV Paulista, sendo a primeira execução em gaita na América do Sul. "Meu filho você tem um terninho bom? coloque-o pois você vai ao ar", disse Gaó. Omar tocaria com maestros do porte de Enrico Simonetti, Silvio Mazzuca, Luiz Arryda Paes, Guerra Peixe, Radamés Gnatalli, Luiz Eça, Oscar Castro Neves, Laércio de Freitas, Edmundo Villani Côrtes, Manfredo Fest e Zimbo Trio e outros tantos. Omar Izar continua sua trajetória musical e muito ativa, e tem seu clube particular onde toca para seus fãs e amigos como Cristina Santuck, Gogo,Speed e outros. O bom de tudo isso é que ele continua emocionando, e pedindo que os freqüentadores de seu bar-clube ouça sua música. Ou seja, façam silêncio enquanto o profisional toca. Em junho de 2006 ele lançou um CD "Música Brasileira" onde a escolha do repertório é sofisticadíssimo.

Mais recente CD de Omar Izar - Música Brasileira: Wave, Lígia, Samba do Avião, Aos Nossos Filhos, Garota de Ipanema, Modinha, Na Cor Do Pecado, Lamentos, Lembra De Mim, Naquele Tempo, Espera, Vitoriosa, Romântica, Eu Sei Que Vou Te Amar, Tema De Amor De Gabriela, e Falando De Amor.

Nenhum comentário: