Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2022

"O olhar do artista não descansa" Film Festival", em Portugal

  Curta-metragem gaúcho "O olhar do artista não descansa" será exibido no "Marmostra - International Film Festival", em Portugal. 

O olhar do artista não descansa. Curta-metragem gaúcho será exibido no Marmostra - International Film Festival, em Portugal.

Dirigido por Guilherme Carravetta De Carli, filme expõe o processo de criação de esculturas feitas com lixo reciclável pelo ator e diretor Nelson Diniz. 

Testemunho artístico da pandemia, o curta-metragem gaúcho O Olhar do Artista Não Descansa foi selecionado para o Marmostra International Film Festival, que será realizado de 16 a 22 de julho na Praia da Tocha, que fica na cidade de Cantanhede, em Portugal.  Dirigido por Guilherme Carravetta De Carli, o filme foi totalmente produzido em isolamento social e oferece um passeio por 15 esculturas criadas pelo ator Nelson Diniz com pedaços de papel, madeira, tinta, sucata e outros objetos que iriam para o lixo. 

São miniaturas que manifestam a angústia da solidão do confinamento em contraponto à poesia que encontramos nos detalhes. Obras mundialmente conhecidas serviram de inspiração para o criador, como as telas Quarto em Arles, de Vincent Van Gogh, e Nighthawks, de Edward Hopper.  Com cinco minutos de duração, a produção realizada em 2020 já foi projetada em mais de vinte festivais de cinema no Brasil e em outros países como México, Argentina, Alemanha e Índia.

É mesmo uma linda trajetória que o filme vem construindo. Além de atravessar fronteiras está alcançando públicos muito diversos. Participamos de festivais e mostras que propõem um olhar para as questões do meio ambiente, outros do universo infanto-juvenil. Esteve em projetos sociais, cumprindo o seu papel agregador e superando as nossas expectativas. É um trabalho totalmente independente que só aconteceu na vontade e talento dos artistas envolvidos. Em especial, ao Nelson Diniz, que, além de desenvolver as esculturas, colocou no texto e na locução a emoção de tudo que estávamos vivendo nas primeiras semanas de pandemia - explica Guilherme Carravetta De Carli.

Realizado sem nenhum tipo de financiamento, o curta-metragem seguiu todas as medidas sanitárias de contenção à covid-19. As imagens foram captadas pelo celular por Diniz em seu apartamento. Além dele, todos os profissionais envolvidos trabalharam sem sair de casa. 

O olhar do artista não descansa é um sopro de vida, um alento em meio ao caos e a incerteza de uma crise que assolou e ainda assola a nossa sociedade.

Ficha técnica:

Criação das esculturas, captação de imagens, texto e locução: Nelson Diniz; Direção e montagem: Guilherme Carravetta De Carli; Colaboração criativa: Liane Venturella; Produção executiva: Letícia Vieira; Correção de cor: Juliano Moreira; Trilha sonora original: Álvaro RosaCosta; Piano: Simone Rasslan; Edição e mixagem de som: Juan Quintáns; Estúdio de som: Convulsion Epics; Produção: Primeira Fila Produções. (Foto: Nelson Diniz). 

Assessor de Imprensa: Léo Sant´Anna


Nenhum comentário: