Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

‘Nise da Silveira - A Revolução pelo Afeto ’ em BH

Exposição sobre Nise da Silveira chega ao CCBB em Belo Horizonte. Médica alagoana revolucionou e humanizou o tratamento psiquiátrico


Mundialmente conhecida por seu trabalho científico que utilizava o afeto como método, a psiquiatra Nise da Silveira (1905 - 1999) é o tema de exposição em cartaz no CCBB de Belo Horizonte, Nise da Silveira - A Revolução pelo Afeto. Entre os dias 8 de dezembro de 2021 e 23 de março de 2022, o térreo do Centro Cultural recebe mais de 100 obras de clientes do Museu de Imagens do Inconsciente, lugar que recebeu e recebe as produções artísticas de pacientes psiquiátricos, e ainda peças, fotografias, vídeos e aquarelas. A visitação é gratuita e acontece entre as 10h e 22h.

Nise da Silveira buscou formas de acessar as camadas do inconsciente e criar um diálogo por meio de ferramentas artísticas e com aplicações científicas. Entre o inconsciente e a sua potente expressão em imagens, a psiquiatra reposicionou o entendimento da loucura na história da humanidade.

Sua história na defesa dos direitos de pacientes psiquiátricos começa em 1944, quando foi contratada para o corpo clínico do Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, no Rio de Janeiro (RJ). O lugar tratava os internos com eletrochoques, camisas de força e isolamento, práticas que a psiquiatra se recusou a concordar. Com isso, ela foi transferida para a Terapia Ocupacional, área que até então era desprezada e não contava com os recursos necessários para um bom tratamento. A partir deste momento, ao lado do médico Fábio Sodré, Nise oferece aos pacientes pincéis, tintas e telas brancas. O resultado da iniciativa pode ser visto na exposição Nise da Silveira - A Revolução pelo Afeto.


‘Nise da Silveira - A Revolução pelo Afeto’

Datas: até 23 de março de 2022 l Horário: 10h às 22h

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Mais informações em: www.nisenoccbb.com.br/

Nenhum comentário: