Exposição ‘Um Rio de Patrimônios’ estreia na Funarte SP em 6 de novembro. Mostra seguirá para o Rio de Janeiro em dezembro
AGaleria Flávio de Carvalho, do Complexo Cultural da Funarte SP, na capital paulista, recebe a partir do próximo sábado, 6 de novembro, o lançamento da exposição Um Rio de Patrimônios – Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro. A mostra fica em cartaz no local até 5 de dezembro, com entrada gratuita, e depois segue para o Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro (RJ), programada para o período entre 16 de dezembro e 2 de fevereiro. Com curadoria de Andrea da Rosa Sampaio e Guilherme Meirelles M. Mattos, Um Rio de Patrimônios busca oferecer um documento da história urbana da capital fluminense, entre permanências e transformações.
A exposição tem três módulos: Permanências: construindo a Cidade e seus Patrimônios; Percursos: um passeio pelo Patrimônio Cultural Carioca; e Transformações: desvendando as camadas históricas da Preservação. Os módulos procuram ampliar a compreensão do público sobre os projetos feitos para a cidade e sobre a importância da preservação do patrimônio. São destacados casos emblemáticos, como edifícios de valor histórico e simbólico que foram demolidos e os que seriam perdidos se não tivessem sido preservados como patrimônio cultural. Fotografias e cartografias, antigas e atuais, em variados suportes e escalas, fazem parte da mostra, que conta ainda com o projeto Atlas do Patrimônio Urbano da Área Central do Rio de Janeiro.
Um Rio de Patrimônios – Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro é resultado do projeto de pesquisa Atlas do Patrimônio Urbano da Área Central do Rio de Janeiro, desenvolvido pelos curadores no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.
De 6 de novembro a 5 de dezembro
Galeria Flavio de Carvalho - Funarte SP -
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo (SP)
Quarta a domingo, das 14h às 19h
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário