Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Cine Carlos Gomes, um holofote no fim do túnel

Criação de um boulevard na Rua Senador Fláquer, centro de Santo André, gera expectativa de que dias melhores virão ao tradicional Cine Carlos Gomes e população do grande ABC. Sua primeira instalação fora na Cel. Oliveira Lima, número 12. 

Fundado em 1912, no número 12 da Rua Coronel Oliveira Lima, por  Vicenzo Arnaldi, e depois refundado em 15 de agosto de 1925, por Salvador Degni, o cine Carlos Gomes, com uma plateia de 800 lugares, possuía dois grandes projetores de 35 mm que fizeram a alegria de muitos cinéfilos. Diz a lenda que o prédio, inaugurado em 1925, foi o quinto cinema do país. Uma grande estrela de gesso decorava o teto, e virou símbolo do lugar.  Em seguida, fora incorporado incorporado pela empresa Arnaldi, Masini & Gianotti.


Com estilo arquitetônico neoclássico, foi construído por Arthuro Boschetti, sendo que a boca de cena e a decoração das paredes laterais foram feitas por Luiz Cereja. Possuía capacidade para 800 espectadores.
Em 1932, passou pela primeira reforma, quando foi construído o anexo para abrigar um rinque de patinação e acesso para automóveis. 


Já instalado na Rua Senador Fláquer em 1947, foi construída a marquise e modificada a fachada. Outras reformas se sucederam, tanto interna quanto externamente. No ano de fora fechado e foi ocupado por uma loja de tecidos e depois transformado estacionamento. 


Fora desapropriado em 1991 por pressão popular. Está fechado e, em 2011, foi iniciada uma reforma no local. Atualmente se encontra em processo de elaboração de projetos e recursos para sua revitalização como espaço cultural.

O velho cine Carlos Gomes, abriga esta loja chinesa, que vende tudo a preços populares. Como se pode ver, restou apenas o emadeiramento e a fachada discreta. (Fotos gentilmente cedidas por agenciafm@gmail.com 


Nenhum comentário: