Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Expresso Turístico Mogi das Cruzes: um passeio diferente

Durante o século 20, passaram pela linha os mais importantes trens de passageiros de longo percurso ligando SP ao RJ

Quem pretende aproveitar para sair da capital paulista e fazer um passeio histórico e divertido não pode deixar de conhecer o Expresso Turístico de Mogi das Cruzes. Localizada a 48 km da capital paulista, a cidade compõe o grupo de municípios que formam o Alto Tietê, região próxima à nascente do Rio Tietê.

O trajeto, que dura cerca de 1h30, é realizado no segundo sábado de cada mês, com partida às 8h30, da Estação da Luz, e retorno às 16h30, na Estação Mogi das Cruzes. Ao deixar a cidade, o Expresso Turístico toma a direção dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ferrovia construída ainda no Império, em 1877, para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo.

Atualmente, o trecho integra a Linha 12-Safira, da CPTM, que conecta o Brás à estação Calmon Viana. O trecho é conhecido como “variante” à atual Linha 11-Coral/Expresso Leste, que foi aberta ao tráfego em 1934. Nesse caminho, restaram duas estações com prédios da década de 1920: Calmon Viana e Aracaré.

O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. O preço unitário da passagem é de R$ 50 (ida e volta). No entanto, os descontos podem chegar até 25% na compra de quatro passagens.

História

Durante o século 20, passaram por essa linha os mais importantes trens de passageiros de longo percurso que o Brasil já viu, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. Entre eles, estavam o Cruzeiro do Sul, o Santa Cruz e, mais recentemente, o “Trem de Prata”, que operou até 1998.

Sobre Mogi das Cruzes

A cidade, com cerca de 370 mil habitantes, é cortada pelas serras do Mar e do Itapeti. Integrante do Cinturão Verde de São Paulo, atualmente o município é conhecido como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas, herança da forte presença japonesa na cidade.

Nenhum comentário: