Missões e parcerias marcam articulação internacional do Ministério da Cultura. Em maio passado, o Brasil assumiu a presidência rotativa da CPLP pelo período de dois anos. Na ocasião, foi realizada em Salvador (BA) a X Reunião de Ministros da comunidade, na qual foram lançadas importantes iniciativas para o bloco.
Estão entre elas a criação da Comissão de Patrimônio Cultural, liderada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao MinC; o desenvolvimento do portal da Cultura da CPLP. O Brasil também assumiu a presidência pro tempore do Mercosul entre julho e dezembro de 2017. Como consequência, o MinC presidiu o Mercosul Cultural e a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam).
Missões Internacionais
Foram definidos acordos para a realização de jornadas culturais com a finalidade de intensificar a troca de informações em temas como gestão de equipamentos culturais, estruturação dos Ministérios da Cultura e direitos autorais. O encontro culminou com a assinatura, no Rio de Janeiro, de um memorando de entendimento para intercâmbio de artistas. Na Bélgica, o ministro participou, em outubro passado, da 48ª Conferência Anual do Instituto Internacional de Comunicações (IIC, na sigla em inglês). Nos Estados Unidos, o ministro esteve presente, também em outubro, no Seminário Desafios Legais e Regulatórios da Indústria Brasileira de Filme, TV e Vídeo sob Demanda, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Califórnia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário