Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Exposição Embaixada do Brasil em Londres

Embaixada do Brasil em Londres exibirá obras doadas por artistas brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial

Após 73 anos, parte de mostra de arte brasileira realizada no Reino Unido por iniciativa de artistas brasileiros e do Itamaraty em benefício do esforço de guerra aliado contra o nazi-fascismo será exibida ao público. No acervo, obras de Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall e Volpi, entre outros. A exibição de parte das peças ocorrerá entre abril e junho de 2018 na Embaixada do Brasil em Londres.

A exposição de 1944 – a maior exibição de arte brasileira até então realizada fora do país –  reuniu, na Royal Academy of Arts, 168 quadros produzidos por 70 artistas do Brasil e foi visitada por aproximadamente 100 mil pessoas, entre elas a rainha Elizabeth, mulher do então rei George VI. Os recursos obtidos com a venda das obras doadas pelo Brasil foram revertidos à época  em favor da Royal Air Force, a Força Aérea britânica. 

Além das pinturas, a exposição "The Art of Diplomacy – Brazilian Modernism Painted for War" exibirá cartas, fotografias, matérias de jornal e documentos históricos relacionados a essa iniciativa brasileira.(Fonte: MinC)

Nenhum comentário: