Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Arte e Turismo Tumular


O Projeto Arte Tumular - da prefeitura de São Paulo, foi idealizado para apresentar aos paulistanos os cemitérios antigos da cidade, aqueles que ainda conservam acervos artísticos e históricos provenientes de épocas em que ainda era uma cidade muito diferente da São Paulo que se conhece hoje. Assim como os casarões, os cemitérios,, teatros, linhas férreas e monumentos construídos em meados do século XIX e início do XX , são testemunhas da história social da Pauliceia de antanho. 


Naquela época, a cultura do ouro verde, como era chamado o café, proporcionava vida opulenta a famílias que aqui se instalavam, vindas do interior do Estado e também de outros países em busca de novas possibilidades de trabalho ou para ampliação dos negócios e de suas fortunas, que traduzia o ideal de vida da elite paulistana, influenciada pela Bella Époque, hábitos parisienses, de forma que o afrancesamento e a europeização da arquitetura, festas, moda e convenções e também dos sepultamentos e ornamento dos túmulos conferiam à sociedade paulistana o ar cosmopolita, moderno e intelectual tão almejado. Os "campos Santos", como eram chamados os cemitérios, em meados do século XIX já substituíam as igrejas na prática de sepultamentos.

Não aos sepultamentos nas igrejas

A prática de sepultamentos em igrejas sempre foi muito contestada por médicos e sanitaristas na secunda década de 20. Influenciados pelas idéias positivistas e pelo iluminismo, estes, denominados de homens de letras entre os quais Líbero Badaró foram importantes colaboradores no debate acalorado em São Paulo, neste período, defendendo o fim dos sepultamentos nas igrejas por considerarem esta pratica nociva à saúde pública. Por este motivo, no ano de 1856 a Assembléia Legislativa Providencial de São Paulo aprovou o Primeiro Regulamento para os cemitérios da cidade de São Paulo, cuja medida provocou vários protestos entre os praticantes do cristianismo que já tinham incorporado a tradição do sepultamento nas igrejas. Não adiantaram de nada os protestos, o regulamento passou a ser seguido. Em agosto de 1858, surgiu o Cemitério Municipal, que logo passaria ser chamado de Cemitério da Consolação. Localizado nos arrabaldes da cidade era condição ideal e dava garantia de salubridade na área urbana, na época, restrita á região que atualmente corresponde ao centro velho - ruas Direita, Quinze de Novembro e São Bento. 

Perfil dos sepultados

No cemitério da Consolação, logo nos seus primeiros anos, eram sepultadas pessoas de todas as classes sociais: desde escravos e seus senhores, agregados, homens abastados e pobres e estrangeiros. Com a virada do século, o perfil dos sepultados passou a mudar, juntamente com os hábitos da população, que já se modificara, principalmente da elite afortunada. A tese era de que aquele que realizou em vida atividades de relevância para a sociedade, que contribuiu para à cidade, deveria ter uma morada à altura de sua importância social. Por este motivo as famílias e os amigos, a partir da primeira década do século XX, recorriam aos serviços de construtores e escultores de renome, sendo em sua maioria de origem italiana ou com formação na Europa, como Victor Brecheret, Luigi Brizzolara, Galileo Emendabili, entre outros, para construírem e ornamentarem os túmulos das ilustres personalidades. Esses jazigos [túmulos] ricamente ornamentados ou mesmo aqueles despojados testemunham fatos de real importância da história social de São Paulo e do Brasil. Revelam para conhecimento os representantes da vida política e cultural, seus feitos e a repercussão na cidade. 

Museu ao ar livre

O cemitério da Consolação pode-se dizer que é um museu a céu aberto.Túmulos de personalidades como Monteiro Lobato, Ramos de Azevedo, Tarsila do Amaral, José Bonifácio de Andrada e Silva {o Patriarca da Independência}, Antoninho da Rocha Marmo, Mário e Oswald de Andrade, e mais dezenas de obras de arte de escultores do século passado como Victor Brecheret, entre outros.

Ou seja, os amantes das artes plásticas, da história, da política, da música, das artes cênicas, da literatura e do turismo encontrarão nas necrópoles antigas surpresas e muitos motivos para deleite, assim como ocorre em grande cidades do mundo. O Serviço Funerário instituiu a visita monitorada aos túmulos de personalidades ilustres e às obras de arte tumular do cemitério da Consolação. O público alvo são estudantes, professores, pesquisadores, turistas, entre outros. É disponibilizado um monitor para dar informações sobre as obras de arte e a história de cada uma das personalidades sepultadas. ( FONTE: Formas&Meios). 

domingo, 30 de outubro de 2016

maestrina e pianista Chiquinha Gonzaga

Compositora, maestrina carioca faria aniversário no dia 17 de outubro (data em que se comemora o Dia Nacional da MPB). 


Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1847. Segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, a artista é “considerada por muitos críticos como uma das fundadoras da música popular brasileira” e “por todos os historiadores como o maior nome feminino” desse grupo de estilos musicais.

Sua obra tem mais de 250 títulos, “reunindo composições das mais variadas modalidades: valsas, polcas, tangos, maxixes, lundus, quadrilhas, fados, habaneras, gavotas, mazurcas, barcarolas, serenatas e algumas músicas sacras”, enumera a fonte. Entre 1885 e 1933, a compositora musicou ainda 77 peças teatrais, das quais cinco ficaram inéditas. O Dicionário destaca que a maestrina “participou intensamente da implantação do “choro” no Rio de Janeiro dos últimos 20 anos do Império” e “de grupos com os principais chorões de então.

Mulher pioneira na composição 

Com poucos recursos financeiros, a artista compôs sua primeira obra, a Canção dos pastores, com letra de seu irmão Juca, aos 11 anos. O primeiro sucesso de Chiquinha foi a polca Atraente, de 1877, “composta ao piano, de improviso”, durante uma festa, tendo atingido muito sucesso – assim como outras peças, que lançou em seguida –. Mas a compositora teria continuado em dificuldades financeiras. Em 1880, anunciava seus serviços de aulas particulares, e em colégios, de piano, canto, francês, geografia, história e português.

A partir dessa década, a artista teria enxergado “uma nova oportunidade profissional com o sucesso do teatro musical no Brasil. Depois de ter obras recusadas, devido ao preconceito por ser mulher, “em 1885, conseguiu musicar A Corte na Roça – o primeiro espetáculo com trilha composta por uma mulher (segundo um jornal da época) –. A pesquisadora Carla Aranha comenta: “A autora chegou a ser chamada de ‘Offenbach de saias’. A partir de então, conseguiu impor-se no meio teatral.  Levou maxixes, polcas e outros ritmos, aos teatros até então, destinados à ópera e a opereta. 

sábado, 29 de outubro de 2016

Ecoturismo: Caverna do Diabo

Caverna do Diabo é destino perfeito para amantes de ecoturismo

Um paraíso ecológico localizado no Vale do Ribeira, São Paulo, mais precisamente dentro do Parque Estadual Caverna do Diabo.  Localizada no município de Eldorado, a 295 km da capital, com acesso pela Régis Bittencourt (BR-116), ela ainda está rodeada de trilhas, cachoeiras e mirantes com vistas skyline.

Aos mais aventureiros, a trilha para o Mirante do Governador é uma boa pedida. Com nível médio de dificuldade, é preciso 2 horas e 30 minutos para completar o percurso. Do alto, os visitantes podem apreciar uma vista panorâmica do Vale do Ribeira. 
A estância turística de Eldorado está localizada a 295 km da capital e faz parte do Circuito Vale do Ribeira e Cavernas da Mata Atlântica. O local é considerado a Amazônia Paulista, por sua exuberante riqueza natural. A cidade é uma boa opção para a prática de esportes de aventura e o ecoturismo.


SERVIÇO


Parque Estadual Caverna do Diabo

Telefone: (13) 3871-1242 (sede) | (13) 3871-0259
Acesso: saindo de São Paulo, o acesso ao Parque é feito pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116), até a cidade de Jacupiranga (km 446). Segue-se então pela rodovia SP-193 (Rodovia José Edgard Carneiro dos Santos) até a cidade de Eldorado e, posteriormente, pela SP-165, em direção à Serra André Lopes. A distância total a partir da cidade de São Paulo é de 295 km.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Cinemateca Brasileira: guiadas mensalmente


A capital paulista é famosa pela quantidade de museus, exposições, atividades e programações culturais ofertadas. Uma delas, talvez menos conhecida de parte do público, é a Cinemateca Brasileira, espaço cultural dedicado à preservação, restauração e divulgação do audiovisual brasileiro. 

Uma vez por mês o espaço, ligado à secretaria do audiovisual do Ministério da Cultura, abre as portas para visitas guiadas educativas e gratuitas, das 10h às 12h. Para participar, basta agendar a visita com antecedência e preencher formulário no site.
Durante a visita, o público conhece as instalações da instituição, como salas de exibição, biblioteca, parque e os principais setores técnicos e que integram o patrimônio histórico e cultural. 

Entre os 250 mil rolos de filmes, há curtas e longas-metragens, cinejornais, documentários e obras de ficção, além de registros raros, como a coleção de imagens da extinta TV Tupi. Na filmografia da Cinemateca há ainda dados de cerca de 45 mil títulos, com informações de datas, cartazes, fotos e produção do filme.

SERVIÇO:
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso 207
Vila Clementino, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3512-6111

Mais informações: http://www.cinemateca.gov.br/

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Últimos dias 40ª Mostra Internacional de Cinema SP

A 40ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro. Ao longo de duas semanas, o festival cinematográfico que ocorre anualmente na cidade exibirá 322 títulos de cerca de 50 países.
Anselmo duarte e Luiz 
Orione em 
"Absolutamente Certo" 
\AgênciaFM

Os grandes homenageados desta edição são os cineastas Marco Bellocchio, Andrzej Wajda, William Friedkin e Antonio Pitanga. Ao todo, a Mostra Internacional de Cinema é composta por seis seções: Competição Novos Diretores, Perspectiva Internacional, Apresentações Especiais, Mostra Brasil, Retrospectiva e Homenagens.

Tradicionalmente, o evento realiza exibição gratuita de filmes ao ar livre, e a programação este ano não será diferente. O vão livre do MASP terá sessões entre os dias 24 e 28 de outubro, sempre às 19h30, com os clássicos franceses “O Atalante” (1934), de Jean Vigo, e “A Grande Ilusão” (1937), de Jean Renoir; a obra-prima de Federico Fellini, “Noites de Cabíria” (1957); e dois importantes títulos da história do cinema brasileiro: “O Batedor de Carteiras” (1958), de Aluizio T. de Carvalho, e “O Pagador de Promessas” (1962), de Anselmo Duarte.

A sessão de encerramento, realizada no Parque do Ibirapuera também será aberta com exibição de “A General”, de Buster Keaton, no dia 2 de novembro, às 20h.

As vendas de pacotes para a 40ª Mostra começaram no dia 15 de outubro, no Conjunto Nacional, e os ingressos também estarão disponíveis pelo site oficial da programação do evento. (Fonte: Autor: Amanda Quaresma). 

Serviço:

40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Data: de 20 de outubro a 2 de novembro de 2016.
Preço: de R$ 11 a R$ 460.
Locais e horários variados.

Renan Calheiros estava com razão, diz Teori Zavascki

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki decidiu nesta quinta-feira, por meio de liminar, suspender a operação da Polícia Federal que resultou na prisão de quatro policiais legislativos do Senado e determinou o envio do processo, até então nas mãos da Justiça Federal do Distrito Federal, para a Suprema Corte.

A operação autorizada pela Justiça Federal do DF e executada pela Polícia Federal na última sexta-feira deteve policiais legislativos do Senado sob a acusação de terem atrapalhado investigações da Lava Jato ao fazerem varreduras de escutas ilegais inclusive nas residências de senadores, em outros Estados.
O caso gerou desconforto e motivou forte reação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que também recorreu ao STF para que a Corte delimite a atuação dos três Poderes da República.
Em resposta à decisão de Teori, Renan afirmou em nota oficial que a medida representa uma "demonstração de que não podemos perder a fé na Justiça e na democracia, e que o funcionamento harmônico das instituições é a única garantia do Estado Democrático de Direito”.
A prisão dos policiais legislativos foi autorizada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara de Justiça Federal do Distrito Federal. A decisão de Teori  desta quinta-feira determina que todos aqueles que estiverem presos em decorrência apenas deste inquérito devem ser liberados. (AgênciaFM \ Reuters). 

Expresso Turístico Jundiaí - Trem Italiano

Passeio acontece neste sábado (29); visitantes irão conhecer mais sobre os imigrantes da Itália na região

2ª edição do Expresso Turístico - Trem Italiano, viagem vai partir da Estação da Luz à cidade de Jundiaí com uma programação especial. Os turistas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o processo da imigração italiana e se deslumbrar com as belas paisagens da janela do trem histórico - charmosa locomotiva dos anos 60.
Durante o passeio por Jundiaí, os visitantes irão contemplar as belezas naturais da Serra do Japi e os passeios pelas fazendas e vinícolas da região que marcam a presença italiana nos costumes locais.
Como funciona?

Os turistas serão recepcionados pelo Grupo Folklorístico Stella Bianca na plataforma da Estação da Luz, a partir da 8h. Interpretando as danças e cantos típicos das culturas italiana e alemã, os músicos e cantores animarão a viagem.

SERVIÇO

Expresso Turístico Jundiaí - Trem Italiano
29 de outubro (embarque às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz e o retorno às 16h30)
Estação da Luz 
R$ 45,00 


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ONU nos calcanhares do juiz Sérgio Moro

ONU examinará caso de Lula e pede pronunciamento do governo. O documento denuncia ações consideradas como “abuso de poder” do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato.

O governo Temer tem dois meses para prestar "informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação"

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (Acnudh) enviou um comunicado aos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informando que o pedido de abertura de processo para averiguar possível violação de garantias do petista pelo Estado brasileiro foi registrado pelo órgão.

No comunicado o Acnudh informa ainda que o governo Michel Temer tem dois meses para prestar “informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação”.

Na prática isso significa que a ONU aceita considerar a queixa de Lula e dará prosseguimento à análise do caso, mas ainda não se posicionou sobre o conteúdo do pedido feito pelo petista.  A decisão sobre abertura de processo deve ficar para uma avaliação de peritos, no segundo semestre de 2017. 

O processo também acusa o Judiciário de “parcialidade” e será avaliado com base na Convenção Internacional de Direitos Políticos.

24ª edição do Anima Mundi exibirá mais de 400 filmes

A 24ª edição do Anima Mundi – Festival Internacional de Animação está aberta ao público até o dia 30 de outubro no Rio de Janeiro, e 2 e 6 de novembro em São Paulo. 
Homenageado deste ano é Cesar Cabral
autor de 
Dossiê Rê Bordosa 

RIO DE JANEIRO (RJ) BRASIL - O festival, que tem como objetivo fortalecer o mercado de animação, exibirá este ano mais de 400 curtas e 6 longas de 45 países. 108 desses filmes são brasileiros.

No Rio de Janeiro, o evento ocupa o centro da cidade em sete locais, além de Ipanema e Guadalupe. Já em São Paulo, o evento ocorrerá no Cine Belas Artes e na Cinemateca Brasileira. Nas sessões Papo Animado, o público poderá conhecer de perto os animadores. 

O homenageado deste ano é Cesar Cabral, autor do premiado Dossiê Rê Bordosa (2008) e especialista em stop-motion. Ele participa do evento para falar sobre sua carreira e a construção de bonecos para filmes de animação.

Além da exibição de filmes, o evento conta com o Anima Fórum, promovendo encontros entre produtores, animadores e todos os interessados que compõe a cadeia da animação no Brasil para refletir sobre os rumos do setor. Este ano, as mesas e palestras irão abordar temas como o stopmotion e as novas tecnologias, que agora estão acessíveis a qualquer produtor, entre diversos outros temas. Confira a programação completa do Anima Fórum.


Locais
RJ: CRAB – Praça Tiradentes, 67 – Centro - RJ 
SP: SENAC – SP – R. Scipião, 67 – Vila Romana - SP 
Valores:
Conferências e masterclasses (Rio de Janeiro) R$ 420,00
Conferências e masterclasses (São Paulo) R$ 320,00
Conferência por dia R$ 70,00
Masterclass por dia R$ 110,00

ministro da Cultura, Marcelo Calero


O ministro da Cultura, Marcelo Calero, recebeu covite em Brasília (DF), do coordenador-geral da Orquestra Criança Cidadã de Pernambuco, João Targino. O ministro recebeu convite para acompanhar a apresentação que a orquestra realizará na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, em 12 de dezembro. 
Marcelo Calero e João Targino


Marcelo Calero conheceu o projeto quando esteve em Pernambuco, em visita oficial, em junho deste ano. Idealizado por João Targino, o programa – em funcionamento desde 2006 no Coque, bairro no Recife, e, desde 2014, no distrito de Camela, na cidade do Ipojuca – busca o resgate social de crianças carentes por meio da música.

Beneficiada pela Lei Rouanet, a orquestra atende há dez anos, de forma gratuita, 330 crianças e jovens com idades entre quatro e 21 anos, que recebem aulas de percussão, teoria musical, instrumentos de corda e de sopro. Os participantes da orquestra também contam com apoio pedagógico, psicológico, médico e odontológico, além de aulas de inclusão digital.

"O apoio do MinC, por meio da Lei Rouanet, tem sido fantástico. Todas as vezes que nós precisamos de orientação, o Ministério tem prestado o suporte necessário. A Lei Rouanet é de importância vital para manutenção do nosso projeto", afirmou Targino. 

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Praça CEU é inaugurada em Canoas, RS

A comunidade do bairro Rio Branco, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, teve uma unidade do Centro de Esporte e Arte Unificada, as Praças CEUs, inaugurada na tarde dessa sexta-feira (21).

 O espaço, construído em parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Prefeitura de Canoas, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), conta com estrutura de equipamentos de esporte, cultura e lazer. 

Os CEUs são equipamentos públicos estruturados para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, encontros, debates, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. 

O equipamento da cidade gaúcha tem uma área de 2.720 m² e conta com cineteatro/auditório com capacidade para 60 pessoas e modernos equipamentos de som e imagem, além de camarim; estúdio para produção de áudio; biblioteca com acervo inicial de mais de 2.300 livros da Biblioteca Pública João Palma da Silva. 

Exposição evidencia os registros de amor

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) inaugura, nesta quarta-feira (26), a mostra Meu amor.... A exposição evidencia os registros de amor. 

RIO DE JANEIRO (RJ) BRASIL - Mostra tem como base os  arquivos privados, a partir de documentos preservados nos arquivos de Américo Jacobina Lacombe, de Joaquim Moreira de Souza e de Rui Barbosa e nas coleções César Guinle, Família Barbosa de Oliveira e Lucia Sanson. Com entrada franca, a mostra fica aberta para visitação até o dia 24 de novembro.

Nessa edição, foram selecionados 21 documentos inéditos, que abrangem o período de 1874 a 1985 e registram as celebrações de noivado, casamento, bodas de prata e ouro e as habituais trocas de correspondências entre os casais dos séculos XIX e XX. A mostra é organizada pelo Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da FCRB e representa uma parcela das fontes primárias existentes na instituição.


SERVIÇO

Mostra "Meu amor..." 
Local: Edifício-sede da FCRB (Rua São Clemente 134, 
Botafogo, Rio de Janeiro (RJ); Telefone 55.21.3289-4600)
Data: 26 de outubro a 24 de novembro, das
Período: Segunda a sexta-feira, das 10 às 18h 
Entrada: Gratuita

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Inscrições: Encontros com o Cinema Brasileiro

Ancine recebe inscrições para nova etapa do Encontros com o Cinema Brasileiro

As inscrições para a 20ª edição do Encontros com o Cinema Brasileiro, que tem parceria com o Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI), estão abertas até às 23h59 do dia 3 de novembro. 

BRASÍLIA (DF) BRASIL - O festival acontece entre 19 e 30 de abril de 2017, na capital argentina.  Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição online no portal Ancine, indicando o link que disponibilize um teaser/trailer do filme inscrito. O vídeo deve conter legendas em espanhol ou inglês, e ter um mínimo de dois e máximo de cinco minutos de duração.

Serão aceitos longas-metragens brasileiros independentes já finalizados e inéditos internacionalmente, além de longas não finalizados, mas que já possuam um corte provisório de imagem e som. No caso de coproduções, só poderão participar aquelas que tenham o Brasil como parte majoritária do projeto.

Após o encerramento das inscrições, os links disponibilizados pelos proponentes serão repassados para a organização do festival, que deve analisar os materiais e encaminhar para a Ancine uma listagem com o título de 10 a 12 longas-metragens, dos quais ao menos dois deverão ser, idealmente, de associados do Programa Cinema do Brasil, parceiro institucional dos Encontros.

Entre 22 e 25 de novembro, o curador do evento, Javier Porta Fouz, estará no Rio para conferir as exibições dos longas escolhidos. 

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

IBRACO ganha nova sede, em Bogotá

O Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco) ganha nova sede, em Bogotá. A cerimônia de inauguração contou com a presença do ministro da Cultura, Marcelo Calero, e com apresentações culturais de artistas brasileiros. Fundado há 21 anos pela Embaixada do Brasil, é o maior centro de cultura brasileira no mundo.
Ministro da Cultura  Marcelo Calero

A nova sede do Ibraco é um moderno edifício de 3,2 mil metros quadrados, que conta com auditório, 32 salas de aula, cafeteria e a única biblioteca na Colômbia especializada em literatura brasileira. Além de oferecer cursos de português a colombianos e de espanhol a brasileiros recém-chegados, é responsável pela aplicação do Celpe-Bras, exame de proficiência em Língua Portuguesa.


O novo espaço permitirá aproximar ainda mais os colombianos da riqueza cultural brasileira e atender aos mais de 4 mil estudantes, profissionais, executivos e funcionários de empresas interessados em aprender a Língua Portuguesa.

Exposição: aquarelas de Debret produzidas no Brasil

Maison de l'Amérique latine (Casa da América Latina), instalada em Paris (França), completa 70 anos este mês e, para celebrar a data, recebe a mostra L'Atelier Tropical – Jean-Baptiste Debret. A exposição aberta na quinta-feira (20) e fica em cartaz até 20 de dezembro.
Loja Tabaco, Debret




A exposição, que faz parte das comemorações do bicentenário da Missão Artística Francesa, foi realizada em parceria com os Museus Castro Maya (Chácara do Céu e Museu do Açude), unidades do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no Rio de Janeiro, que emprestaram 74 aquarelas originais de Debret (1768-1848).

A mostra chega a Paris após um período em cartaz no Museu da Chácara do Céu e apresenta um panorama, sob a perspectiva do artista francês, das camadas sociais que compunham a população brasileira da época, retratando índios, africanos escravizados, caboclos, mestiços e europeus em situações cotidianas.

Missão Artística Francesa




O principal objetivo da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio de Janeiro em março de 1816, foi criar a Escola de Belas Artes. Além disso, esperava-se que os profissionais estrangeiros divulgassem a imagem modernizada da colônia portuguesa, que acabava de virar sede do Reino de Brasil, Portugal e Algarves.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

"Outubro Rosa" no Terminal de santo André

No dia 28 o terminal recebe equipe para ensinar como fazer o autoexame. A equipe é formada por mastologista, psicóloga, assistente social e mulheres que passaram pelo câncer de mama, estão nessa luta ou simpatizam com a causa.

Rua coberta Cel Oliveira Lima
já apoia "Outubro Rosa"
A EMTU/SP, em parceria com a Associação Rosa Mulher, lembra o Dia Mundial Contra o Câncer de Mama com a campanha "Outubro Rosa", que tem como objetivos a prevenção e o diagnóstico.
Para somar forças à campanha, o Terminal Metropolitano Santo André, o Terminal de São Mateus, na zona leste da capital, recebe a equipe de Associação para orientar a população como realizar o autoexame da mama. Ainda na sexta-feira (21) a equipe também vai distribuir material informativo aos usuários. A ação faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP que promove eventos culturais, de inclusão social, além de campanhas ligadas à saúde da população.
A entidade também realiza empréstimo de peruca para mulheres em tratamento de quimioterapia, faz doação de prótese externa de vários tamanhos, doação de prótese em espuma e travesseiro para a saída do hospital, vende sutiã adaptado ao uso de prótese, faz visitas domiciliares e hospitalares (com consentimento do paciente) e tem um grupo de apoio e autoajuda.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Lugares considerados sagrados por indígenas são tombados

Os lugares indígenas sagrados denominados Kamukuwaká e Sagihengu, no Alto Xingu, no Mato Grosso, foram definitivamente tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Foto: Cafi
Os dois lugares integram o Kuarup, a maior festa ritualística em homenagem a mortos ilustres entre os povos do Alto Xingu. Embora façam parte da festividade, ambos locais estão localizados fora da área do Parque Nacional, devido à redução dos limites originais do parque, inferiores ao território histórico de ocupação indígena. 

Com o tombamento definitivo, cujo pedido foi realizado em 2008, o Iphan busca garantir a conservação e o direito de acesso das comunidades indígenas ao local. Outro objetivo é preservar a cultura nos aspectos espirituais e religiosos das comunidades que participam do rito.

Kuarup

O Kuarup é uma cerimônia anual, realizado no final da estação seca, entre agosto e setembro. O ritual presta homenagem póstuma a chefes e lideranças indígenas. A cerimônia estabelece o fim do luto e da tristeza, ao mesmo tempo em que restaura a alegria, a vida e o início de um novo ciclo vital. 

Sagihengu é o lugar onde começa o Kuarup e onde as comunidades indígenas afirmam ter ocorrido o primeiro Kuarup em homenagem a uma mulher: a mãe. A cerimônia neste local homenageia a vida, apesar de ser uma cerimônia funerária. 

Outro lugar sagrado é Kamukuwaká, considerado local de passagem de vida e morte. O lugar – uma caverna – era prisão, sepulcro e local de renascimento, onde o cacique Kamukuwaká e seus parentes ficaram encerrados. 

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Mostras: Portugal Portugueses e O útero do mundo

Exposições de outubro: Experiência Alice, Portugal Portugueses e O útero do mundo

A mostra Portugal Portugueses – Arte Contemporânea reúne alguns dos principais artistas portugueses da atualidade e pretende aproximá-los do universo cultural brasileiro. Estará em exposição no Museu Afro Brasil, com a proposta de homenagear as principais raízes da cultura brasileira (africana, portuguesa e indígena).


O Shopping JK Iguatemi recebe a Experiência Alice, uma mostra interativa e hi-tech sobre o incrível universo de Alice no país das maravilhas, que continua encantando crianças e adultos. Composta por 15 salas temáticas, com produção cenográfica da Caselúdico, responsável pela exposição "Castelo Rá-Tim-Bum", acontece entre os dias 6 de outubro de 30 de novembro de 2016. 


Ainda tentando entender a máquina fantástica que é o corpo, a exposição O útero do mundo, que está no Museu de Arte Moderna de São Paulo, reúne 280 obras, entre fotografias, pinturas, vídeos, desenhos, esculturas e performances, que mostram a indomabilidade e as metamorfoses do corpo, não só o humano.

Serviço

Museu Afro Brasil
Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n - Parque Ibirapuera, São Paulo - SP,Telefone: (11) 3320-8900

Museu Arte Moderna 
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, São Paulo - SP: Telefone: (11) 5085-1300

JK Iguatemi 
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04543-011

Telefone:(11) 3152-6800 - Horas: Aberto hoje · 10:00–23:00

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Feira de Artesanato Brasil Original

De 20 a 23 de outubro, em São Paulo, acontecerá a Feira de Artesanato Brasil Original, uma iniciativa do Sebrae-SP. 

Artesanato tocantinense\Foto: Thiago Sá

O objetivo do evento, que ocorre das 10 às 20 horas, no Centro de Exposições Anhembi-Pavilhão Oeste, é ampliar a visibilidade e reposicionar o artesanato brasileiro perante o mercado paulista.

Com  entrada franca e contará com 18 mil m² em estantes de consultoria individual, palestras sobre orientação empresarial coletiva, oficinas de artesanatos, exposições e vendas de artesanatos de 320 artesãos. 

O evento contará ainda com um espaço de atendimento do Sebrae-SP, onde serão oferecidas consultorias de marketing, administração, comércio exterior, financeira e jurídica.

Participam do evento artesãos, gestores, empresários, pessoas com interesse em abrir negócios e consumidores. A expectativa da organização é de receber 20.000 visitantes.

domingo, 16 de outubro de 2016

Água de Barrela, de Eliane Alves Cruz

Memória viva de antepassados é marca da obra Água de Barrela, de Eliane Alves Cruz. 

Imagine alguém que possui um baú cheio de tesouros no porão de casa, mas não tem ideia das preciosidades que guarda. 

É assim que a escritora Eliane Alves dos Santos Cruz, 50 anos, autora de Água de Barrela, se sente ao falar de seu primeiro livro. O romance conta a saga da família da autora desde sua origem, na África, até as relações constituídas no Brasil do século XIX. 

A publicação foi a vencedora da edição de 2015 do Prêmio Oliveira Silveira, oferecido pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Palmares, com o objetivo de incentivar produções literárias que valorizem e deem visibilidade às manifestações culturais da população afro-brasileira. A autora precisou buscar ajuda de especialistas para verificar quais informações relatadas por sua tia-avó eram verdadeiras e quais eram fruto de alucinações.

A escritora acredita que, ao ler o livro, as pessoas começarão a se identificar com a história e a voltar-se para suas famílias com um olhar diferenciado sobre os mais velhos. Para pessoas com as quais muitos jovens não possuem contato, mas que são a base das raízes familiares. "Dar valor ao passado é importante para termos esperança de construirmos um futuro melhor.

Morre no Rio a cantora Waleska, que fundou o Pub Bar


A cantora e compositora Waleska, apelidada por Vinícius de Moraes como "rainha da fossa", morreu na tarde desta sexta-feira, 14, aos 75 anos. 


A cantora sofria de câncer no pâncreas há três anos e estava internada na Clínica São Carlos, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, desde a semana passada. Com 50 anos de carreiras e mais de 20 álbuns gravados, a cantora foi intérprete de canções de célebres compositores como Tom Jobim, Ary Barroso e Cartola.

Walesca nasceu no Estado de Espírito Santo,  e começou a carreira em Minas Gerais, se apresentando na Rádio Inconfidência e na TV Itacolomy, em Belo Horizonte. Batizada como Maria da Paz Gomes, a cantora adotou o nome artístico de Maria Waleska na década de 1960, quando gravou seus primeiros compactos, em 1962 e 1964.

Mudou-se para o Rio de Janeiro, e em  1966, fundou o Pub Bar (Pontifícia Universidade dos Boêmios), no Leme, e na década de 1970 criou a boate Fossa, em Copacabana, famosa pelos frequentadores ilustres, como o presidente Juscelino Kubstcheck e o jornalista Carlos Lacerda. A última apresentação de Waleska também aconteceu no Rio de Janeiro, em março, no Little Club. A cantora deixa dois filhos. (AgênciaFM\ Estadão\Exame). 

sábado, 15 de outubro de 2016

Festival de Arte Negra (FAN) 2016 , Belo Horizonte

Temporada do Festival de Arte Negra (FAN) 2016 começa no domingo, dia 16, e tem atividades até dezembro.

BELO HORIZONTE (MG) BRASIL - Começa neste domingo, 16, mais uma edição da Temporada FAN. O evento abrange uma série de atividades durante os meses de outubro, novembro e dezembro sob a temática das artes negras, em uma programação construída por produtores privados, com a chancela da FMC, com apoio do Festival de Arte Negra (FAN) e patrocínio da ArcelorMittal Brasil. Todas as ações têm entrada gratuita. Neste ano,  o tema  é “Negritude em Foco”.

 Estão previstos shows, apresentações cênicas, saraus e entre outras atrações. Um dos destaques é a realização de um evento especial voltado para o público infantojuvenil, o Fanzinho.  

A programação completa dos eventos pode ser conferida abaixo e está disponível nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.fanbh.com.br.

Programação

• Encrespa Geral – Domingo, dia 16, das 11h às 17h, no Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821, bairro Padre Eustáquio).

• Fã do Morro – Ciclo de atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer, realizado no Morro das Pedras, relacionado à promoção e ao desenvolvimento de ações e políticas de reconhecimento e valorização da negritude e das expressões sociais afro-brasileiras e culturas populares. Dia 5 de novembro, em horário a ser definido, na Vila Antena, no Morro das Pedras.

• Festa Afrofuturik - Festa conecta a força do empoderamento negro a partir do pertencimento e da identificação musical e visual. Projeto inclui uma projeção do futuro, com protagonismo da juventude negra da periferia e fora dos padrões sociais tradicionais. Dia 26 de novembro, em horário a ser definido, debaixo do Viaduto Santa Tereza.

• Sarau de lançamento da 5ª edição da Revista Canjerê – Publicação quadrimestral produzida pelo Instituto Cultural Casarão das Artes desde setembro de 2015. O veículo reúne informações sobre produções artísticas e acadêmicas que versam sobre cultura africana e afro-brasileira e diásporas. O sarau terá a presença de Mel Duarte. Dia 10 de dezembro, em horário a ser definido, no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50, Centro).

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Festa baiana homenageia vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. 


Uma grande virada em direção ao futuro. Assim pode ser considerada esta nova etapa do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para reconhecimento às iniciativas de preservação, valorização e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro. 

Como parte das comemorações dos 80 anos do Instituto, em janeiro de 2017, a cerimônia de premiação deixará Brasília e, neste ano, será realizada no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), no dia 20 de outubro, com entrada gratuita. 

A nova proposta é promover a itinerância da premiação. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, explica que isso faz com que todos os estados da Federação se sintam contemplados e possam, realmente, participar da homenagem a esses agentes quase desconhecidos, mas que dedicam praticamente toda a sua vida à valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.


Este ano, a premiação faz uma alusão ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade. Com esse tema, no dia 20 de outubro, a partir das 19h, os vencedores da 29ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade estarão reunidos na cerimônia de premiação, na qual serão homenageados por baianas e capoeiristas, representantes dos detentores dos bens culturais registrados na Bahia: o Ofício das Baianas de Acarajé; a Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira; além, é claro, do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. A festa termina com show da cantora potiguar Roberta Sá. A entrada é gratuita.

Rodrigo Melo Franco de Andrade

O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete do ministro da Justiça Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação, em 1937, até 1967.

Serviço

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Cerimônia de Premiação
Data: 20 de outubro de 2016, às 19h
Local: Teatro Castro Alves
Endereço: Praça Dr. Mario Macedo Costa, s/n, Campo Grande, Salvador (BA)