A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), confirmou a vinda de mais um astro para o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) 2015, que será realizado de 11 a 15 de novembro na Serraria Souza Pinto. Trata-se do cartunista norte-americano Jeff Smith, criador da série de história em quadrinhos “Bone”.
Nascido na Pennsylvania, mas criado em Columbus (Ohio), Jeff Smith criou um estúdio de animação com mais dois colegas e, inspirado por uma época que viu lançamentos como “Maus”, “Watchmen” e “O Cavaleiro das Trevas”, Smith fundou, em 1991, a editora Cartoon Books. Começou então a publicar uma série que viria a se tornar um dos quadrinhos mais importantes e influentes da nossa época, “Bone”.
Naquela época, ninguém imaginava que um gibi preto e branco, de fantasia medieval (ou algo parecido), com bichinhos fofinhos correndo em uma floresta, poderia fazer sucesso. Mas, com a ajuda de sua esposa Vijaya Iyer, Smith conseguiu manter o ritmo e a qualidade da produção e da publicação. “Bone” foi gradativamente se tornando um gibi indispensável, sucesso de público e de crítica.
A série demorou 55 edições para ser concluída, em 2004. Logo foi relançada em compilações de diversos formatos, entre elas uma versão colorida e um compêndio com todas as 1.100 páginas em um único volume. Outros quadrinhos ambientados no mesmo universo ficcional também foram publicados por Smith em parceria com artistas convidados.
Em 2008, Smith lançou "RASL", uma série de ficção-científica inspirada em eventos reais mal explicados e na fascinante biografia do engenheiro eletricista e inventor Nicola Tesla. Atualmente, ele publica "Tuki", sobre o primeiro homo sapiens a deixar a África. “Bone” voltou a ser publicado recentemente pela editora HQM
Nenhum comentário:
Postar um comentário