ESTREIA: Com direção musical de Yanto Laitano, "Orquestra de Brinquedos", realiza primeira temporada em Porto Alegre. OS INSTRUMENTOS SÃO DE BRINQUEDO. MAS A ORQUESTRA É DE VERDADE.
PORTO ALEGRE (RS) BRASIL - Depois de uma turnê pelo interior do estado no ano passado, um dos espetáculos gaúchos de maior sucesso realiza sua primeira temporada em Porto Alegre. Com direção musical e arranjos de Yanto Laitano, Orquestra de Brinquedos estreia na Sala Álvaro Moreyra no dia 21 de março.
Foto: Raul Krebs |
PORTO ALEGRE (RS) BRASIL - Depois de uma turnê pelo interior do estado no ano passado, um dos espetáculos gaúchos de maior sucesso realiza sua primeira temporada em Porto Alegre. Com direção musical e arranjos de Yanto Laitano, Orquestra de Brinquedos estreia na Sala Álvaro Moreyra no dia 21 de março.
Além do visual lúdico, todos os instrumentos utilizados na montagem são de brinquedo. A ideia surgiu quando Yanto Laitano viu um jogo de sinos em uma loja.
Eram quatro pares de sininhos coloridos, cada um com uma nota musical diferente que, juntos, complementavam uma escala musical. Pensei que, se houvesse quatro músicos, cada um com um par de sinos, eles seriam capazes de tocar melodias em conjunto. Imaginei que para, para ficar completo, esse conjunto precisaria de um quinto músico para fazer a parte do ritmo. Na mesma loja, também havia uma bateria e piano de brinquedo. Então me dei conta de que esses músicos poderiam tocar outros instrumentos de brinquedo em uma espécie de orquestra. Para a ideia ficar completa, os músicos também seriam "transformados" em brinquedos. Então, pensei em soldadinhos de chumbo. Foi um daqueles momentos em que as coisas vão se encaixando de tal maneira que parece mágica - explica o diretor do espetáculo.
O músico saiu da loja com os instrumentos comprados. Depois, garimpou na internet os outros instrumentos, como guitarra e contrabaixo de brinquedo. Para completar, figurino e maquiagem foram especialmente criados para caracterizar os músicos. Para o papel de soldadinhos, Yanto Laitano, que toca piano e teclado na orquestra, convidou três músicos que já trabalharam com ele em outros projetos: Beto Chedid (guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo) e Fábio Ly (bateria e washboard). Para ter um toque feminino, a atriz e musicista Marina Mendo (acordeon) passou a integrar o grupo também.
O show para a criançada também inclui performances teatrais. Com duração de uma hora, o formato é totalmente interativo. O público poderá acompanhar a orquestra com palmas, danças e até mesmo orquestrando algumas canções. O repertório com temática infantil e conhecido do público de todas as idades foi escolhido de maneira especial. Inclui cantigas de roda, como Marcha Soldado e Alecrim, canções folclóricas brasileiras, como Pezinho, obras de compositores consagrados da música erudita, como O Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos, e até pérolas da música pop, como Yellow Submarine, dos Beatles. Os instrumentos de brinquedo ajudam a definir os arranjos das músicas e são fundamentais no processo criativo.
Ficha-técnica:
Direção musical e arranjos: Yanto Laitano
Músicos-soldados: Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid (guitarra e cavaquinho),
Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Marina Mendo (acordeon).
Luz: Marga Ferreira
Som: Marcelo Bullum
Quando: 21/03 a 12/04, sábados e domingos, às 16h.
Onde: Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307)
Quanto: R$ 30,00 (50% de desconto para idosos, estudantes e classe artística)
Assessor de Imprensa:
Léo Sant´Anna
(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561
Nenhum comentário:
Postar um comentário