Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

Contra Mestre Motta apresenta Roda de Capoeira

Exibição será no próximo domingo, 08 de março, a partir das 10h, na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste.




A Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste, interior de São Paulo,  recebe no próximo domingo, 08 de março, o Contra Mestre Motta e seus alunos e convidados, para mais uma edição da roda de capoeira. Dessa vez, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o evento tem início às 10h, com entrada gratuita e apresentações de diversos ritmos brasileiros, como o maracatu, afro axé e samba de roda.
Os participantes irão mostrar ao público movimentos e organizações típicos da capoeira, com ginga e musicalidade, além de homenagens às mulheres. Algumas das grandes referências femininas de força, garra, coragem e segurança retratadas na história remetem-nos à década de 1940, quando se destacaram as famosas “Maria 12 Homens”,“Calça Rala”, “Satanás”, “Nega Didi” e “Maria Pára o Bonde”, mulheres que se fizeram passar por homens para poderem conviver no meio da malandragem das rodas da capoeira, conta o Contra Mestre Motta, que dá aulas de capoeira há 20 anos. “Queremos despertar o interesse da comunidade para elementos ricos do nosso país”, destaca.

Ainda segundo Motta, a Roda de Capoeira será aberta com uma apresentação de percussão com as meninas da oficina de capoeira, que teve um aumento expressivo no número de mulheres participantes, cantando cantigas voltadas à mulher. A roda também contará com um jogo com mulheres capoeiristas convidadas e, encerrando o evento, uma roda de samba também voltado para elas.

Mulher na roda
Não é pra enfeitar
Mulher na roda
É pra ensinar
Ê, ela treina com destreza
E respeita o educador
Mostrando delicadeza
E também o seu valor...”


Roda de Capoeira

A Roda de Capoeira é um encontro aberto ao público, conta com a participação dos alunos da Oficina de Capoeira, do Mestre Motta Jr e com participações especiais. A Oficina de Capoeira é um projeto da Fundação Romi voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Além dos gingados, a Roda de Capoeira, com seu ritmo, canto, dança e música proporciona, ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda.
Nas Oficinas de Capoeira além de aprender a jogar, o aluno terá acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As aulas acontecem aos sábados, das 10h30 às 12h30. Os interessados podem se inscrever na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 18h, através do telefone 3455-4833.

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções culturais de qualidade e gratuitas para todos os públicos ao longo ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram de suas oficinas, eventos e exposições. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 3455-4830. E-mail: estacaocultural@estacaocultural.org.br.

A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095, 
Jd. Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. 

Nenhum comentário: