Páginas

sábado, 27 de julho de 2013

Attikotti, espetáculo de dança-teatro

Como tudo se passa entre devires e subjetivações, é o teatro que penetra a dança e a dança, o teatro, de tal modo que as sequências mais nitidamente teatrais são ainda dançadas, e a dança sai muitas vezes de 'pequenas cenas' que se aceleram e se metamorfoseiam em movimento dançado”. José Gil.

Attikotti, espetáculo de dança-teatro fruto do projeto Pátio de Encontros (contemplado com o ProAc 2012), teve como ponto de partida o estudo de três solos da bailarina japonesa Anzu Furukawa, a partir do seu repertório Anzuology – Atlas Anzu de Animais. São eles: “The Crocodile time”, “The Insect” e o “The Bird”. Neste processo criativo, estas obras constituem fontes de estudo e investigação sobre tempo, ritmo e estados no corpo. Para além de resgatar as suas composições ou até mesmo reproduzi-las, interessou-nos desenvolver novas criações estimuladas pelas inquietações poéticas da artista.

O corpo proposto por Furukawa está inserido em um rico universo poético, da mulher-crocodilo, da mulher-pássaro, da mulher-inseto, às relações homem–mulher, à incomunicabilidade humana. Trata-se de um corpo de devires e potencialidades, nos pontos de convergência e divergência do encontro entre o corpo oriental e o ocidental.Dentro desta visão do artista cênico na contemporaneidade, neste processo, três intérpretes-criadores se aprofundaram na pesquisa deste material, buscando novos caminhos de investigação do corpo, traçando paralelos e estabelecendo diálogos com outras referências artísticas e filosóficas. Inspirada na série de animais Anzuology, criada pela dançarina de butô Anzu Furukawa, ATTIKOTTI é fruto de encontros com a obra original e também de seus deslocamentos. Os três animais - o crocodilo, o pássaro e o inseto - ressurgem aqui, em outros corpos, desta vez habitados por memórias de infância e de amores partidos. Fragmentária e errante, aqui e ali, é um voo contínuo, sem pouso, nem porto seguro.

Atividade Complementar

Após a apresentação do espetáculo do dia 27 de julho, os artistas partilham com o público o processo de criação de AttiKotti, através de um bate-papo com os espectadores.

Projeto Conexões: O projeto Conexões, concebido como uma iniciativa de ocupação plural do Complexo Cultural Funarte/SP - Sala Renée Gumiel, propõe uma série de ações combinadas para promover a disseminação e o acesso à dança contemporânea por meio de estratégias de fomento ao diálogo, à reflexão, à qualificação artística e à formação de público.

Promovendo uma programação diversificada, instigante e representativa da produção em dança na atualidade, durante os oito meses consecutivos de ocupação da Sala Renée Gumiel, o projeto viabilizará curtas temporadas a preços populares, convidando artistas, coletivos e companhias nacionais e internacionais a realizarem propostas em diversos formatos. O projeto ainda prevê a realização de oficinas gratuitas, ações no entorno do complexo cultural e encontros mensais para debater as propostas dos convidados.

Ficha Técnica do Conexões: Direção e idealização: Amaury Cacciacarro Filho e Adriana Grechi encontros: Lucía Yáñez produção: Fernando Dourado e Guilherme Eliascolaboração: Erika Fortunato ação no entorno: Vera de Oliveira designer: Fernando Bergamini ilustração: Estevan Pelli fotos: Jônia Guimarãestécnica: Santa Luz

Ficha Técnica Attikotti: Direção: Alice K Intérpretes-criadores: Carina Nagib, Clara Gouvêa e Fabrício Licursi Criação e execução musical: Gregory Slivar Criação de luz: Fabrício Licursi Figurino: Larissa Salgado Provocação Cênica: Morena Nascimento Violões e parceria musical: Felipe Guimarães Operação de luz: Cristina Souto Produção: Tetembua Dandara

Serviço: De 26 a 28 de Julho de 2013

Sexta-Feira às 20h, sábado e domingo às 19h
Duração - 50 Minutos Classificação – 16 anos

Complexo Cultural FUNARTE/SP – Sala Renée Gumiel
Alameda Nothman, 1058 - Campos Elíseos
Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50
Telefone: 11 3662.5177
Horário da bilheteria: uma hora antes do início do espetáculo

Canal Aberto Assessoria de Imprensa - Márcia Marques
Fones: 11 2914 0770/ 3798 9510/ Celular: 11 9 9126 0425
Email: canal.aberto@uol.com.br/ SKYPE: canal.aberto

Nenhum comentário: