Páginas

sábado, 9 de março de 2013

Oldimar "Pocho" cáceres: Por Francisco Martins

Oldimar Cáceres é um orquestrador, regente e bandoneonista nascido em Montevidéu, Uruguai, em 1935. Com domínio absoluto do instrumento de difícil execução, começou sua carreira aos 11 anos de idade quando cursava o primário em sua cidade natal.


Oldimar "Pocho" cáceres\ Arquivo Folha da Noite

Aos 19 anos já era profissional na famosa orquestra da época Laurenz-Casella. Depois de algum tempo, passou a integrar outra orquestra de nível ineternacional, a Hugo de Carlo, como primeiro bandonista e orquestrador, isso de 1947 a 1948. Nespa época passou a cantar clássicos de Carlos Roldan e Júlio Sosa. Já nos anos de 1951 e 1953 realizou turnê no Uruguai e Brasil, país para onde imigraria.


Ao retornar para sua terra natal fora convidado pela gravadora telefunken para gravar mais de 200 músicas. Após este bom trabalho, o maestro Cáceres imigrou para São Paulo, em 1973, onde fixou residencia.


Na capital paulistana passou a se apresentar nas mais importantes casas de shows da cidade. Sua fama se espalhou e foi requisitado para acompanhar nomes importantes como Ângela Maria, Nelson Ned o tanguista Carlos Lombardi e até o maluco beleza Raul Seixas, se utilizou do talento do maestro "Pocho".

Frequentemente era convidado a se apresentar na Espanha, Canadá mas recusa a maioria dos convites pois sua meta era ficar ao lado da família no Brasil. Em novembro de 1996 (4 a 17) foi convidado para participar de importante festival musical de seu país " 111 Cumbre Mundial ", encontro entre 'autoridades' mundial do tango em todo o mundo. Seria convidado também para as próximas edições, desta vez em Paris (França), 1997 e Portugal, 1998.

Ao maestro Oldimar "Pocho" Cacéres lhe é atribuída a mais bela gravação do famoso tango La Cumparsita, realizada na gravadora Telefunken no começo dos anos 60. Além de muitas milongas, nesta época também gravou tangos como Rarolito de mi Barrio, autoria de Enrique Pallet, seu ex-professor. Depois gravaria À primeira Vista, Tangueando, Barrio Latino El Candidato e Sin Explicación, esta pela orquestra Juan Darienzo. Teve várias composições gravadas nos Esatdos Unidos pelo Quinteto Típico de Bandoneonista do renomado Raul Jaurena.

No Brasil, além dele, seu conjunto tinha a seguinte formação: Oldimar Cáceres (Bandoneon), Ricardo Sorondo (Guitarra), Roberto Habitante (Teclado), Jorge Cáceres (Contra-baixo) e Germana Wanrot (violino). (Matéria com informações de entrevista da coluna Etc & Etc do tanguista Antônio Sabangi especial para o jornal Folha da Noite, 17\12\1996, de propriedade de Cícero Silva e Francisco Martins). (Reprodução somente com autorização - formasemeios@ig.com.br).

Nenhum comentário: