Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Segurança para a Rio+20 é tema de ciclo de paletras

O projeto Registro Nacional de Hóspedes, apresentado pelo Ministério do Turismo (Mtur) na última quarta-feira (2) a empresários da rede hoteleira, é uma das principais iniciativas para a segurança já voltadas para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O tema foi debatido durante ciclo de palestras promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro (RJ). A Rio+20 acontece entre 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o diretor do Departamento de Integração do Sistema Brasileiro de Inteligência da Abin, Carlos Alberto Ataide Trindade, as ações de inteligência na Rio+20 serão feitas a partir do padrão implementado nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, em 2007. "A Rio+20 terá proporções gigantescas e precisamos do comprometimento de todos para que o desenrolar do plano estratégico e operacional seja um sucesso", declarou.

Registro - O Registro Nacional de Hóspedes é um sistema de cadastro único, por meio eletrônico, que reunirá os principais dados dos turistas. Será possível traçar um perfil, tendo como base informações como a motivação da viagem e o tempo de permanência. Um piloto já está sendo implementado em Brasília e a expectativa é que todos os hotéis das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estejam ligados ao registro até o final deste ano.  O diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesh, reforçou que passará a ser obrigatória, também, a apresentação de um documento de identificação no momento do check-in nos hotéis. "A medida trará mais segurança para o empreendimento e os turistas", afirmou.



Nenhum comentário: