![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJ_zGE-KVHTZrZdqgrqltQ_cPzxkL0ynhakVVcvrIAREsKFhm8tkRgZTGoUJF_GtKCK1K5KS_C2CXFrSvuBR7XYrC-FF14mQYbAeBOxo-558aNXWTvbPVF_JbGnoJpalQHa-yf/s320/obra_goya.jpg)
Don Francisco de Goya y Lucientes era um camponês espanhol, tornou-se em uma das mais vigorosas personalidades que o mundo pictórico conheceu. Logo na infância mostrou seu talento ao receber as primeiras lições de desenhos, aos 12 anos. Mas, o apogeu de sua arte demoraria décadas, e somente quando tinha 62 anos é que ele obteve o reconhecimento como pintor.
O pintor evoluiu até seus últimos dias. Por isso ocupava um lugar ímpar na história da pintura mundial. Ele é considerado o último dos antigos grandes mestres e o primeiro dos mestres modernos.
![Justificar](http://www.blogger.com/img/blank.gif)
Goya alcançaria o sucesso através de retratos para personalidade, reis e fidalgos. São centenas até hoje imemoráveis. Para Formas&Meios e a equipe de ediores, o retrato " O Cardeal Don Luís Maria de Bourbon y Villabriga", é indicada como sua Obra-prima. O retrato encontra-se no MASP, Museu de Arte de São Paulo, Brasil. Conheça as outras obras indicadas em http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/ , na editoria obra-prima
Nenhum comentário:
Postar um comentário