Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Patativa do Assaré: o resgate

O poeta se vivo estivesse teria completa 100 anos em 5 de março, o documentário recupera Patativa do Assaré.


O cineasta Rosemberg Cariry já é conhecido por filmes inspirados na cultura popular, como "Lua Cambará - Nas Escadarias do Palácio" 2002, e "Corisco & Dadá" de 1996). Dessa vez ele escolheu o poeta popular Patativa do Assaré - 1909-2002. O principal aspecto do filme é a recuperação da figura do artista cearense, Antônio Gonçalves da Silva, nascido em Assaré, uma cidadezinha no encravada no sertão,cujo pseudônimo é uma homenagem ao pássaro, assaré.

Patativa do Assaré não era um sujeito letrado, como ele mesmo contava, tinha apenas pouco mais de seis meses de escola, e isso não o impediu de manejar a língua portuguesa com uma certa sofisticação, e aprendeu a os segredos na leitura de livros e nos poetas da terra.

O poeta perdeu o pai quando tinha apenas 9 anos, apartir daí a necessidade de sobreviver falou mais alto. O primeiro reconhecimento de fora do seu meio veio numa curta viagem a Belém do Pará, no século 20. Retornou ao Ceará, saudoso das raízes que sempre o inspiraram.Nos anos 1980, leu também por sua conta Marx e Lênin e se confessa "um socialista de coração", e a desigualdade na divisão das riquezas, tudo isso nutriu a sua inspiração em composições conhecidas como "Triste Partida" - gravada por Luiz Gonzaga -, "Eu Quero", "Teia de Aranha" e "Seu Dotô não me Conhece" entre outras. O reconhecimento internacional de sua obra, especialmente na França, é lembrado nos depoimentos da brasilianista Sylvie Debs e de Jean-Pierre Rousseau, seu tradutor para o francês, que recorda o esforço para manter a fidelidade à métrica e musicalidade peculiares dos versos do brasileiro.


Filmado entre 1979 e 2006, em diversos formatos - super-8, 16 mm, 35 mm - e finalizado em 2007, o filme chega às salas de cinema quase dois anos depois de sua première, no Cine Ceará daquele ano. O que evidencia as dificuldades ainda existentes no Brasil para a circulação de obras como esta, de cunho eminentemente cultural.[Leia mais sobre cinema antigo, filmes em cartaz, artes plásticas e atualidades em http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/ EDITORIAS:

Nenhum comentário: